Raquel troca comando da Educação. Novo secretário esteve no Estado em junho

Novo secretário esteve em Pernambuco em junho para uma palestra aos responsáveis pela pasta de Educação dos municípios pernambucanos

A Secretaria estadual de Educação tem um novo comando. A governadora Raquel Lyra anunciou a substituição de Ivaneide Dantas pelo consultor, professor e pesquisador Alexandre Schneider, que já atuou em função semelhante durante a gestão do então prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e João Dória. De acordo com o Governo, a saída de Ivoneide foi a pedido e tanto a sua exoneração como a nomeação do substituto serão publicadas na edição desta terça-feira do Diário Oficial.

Em duas postagens no Instagram, Alexandre Schneider fala da sua passagem por Pernambuco em junho. Numa delas, compartilha um vídeo da governadora Raquel Lyra entregando ônibus escolares para os municípios.

“Foi muito bom falar aos secretários municipais de Pernambuco ao lado da minha querida amiga Pilar Lacerda. O Governo do Estado montou um programa consistente e muito potente. Espero que dê muitos frutos. Parabéns à governadora @raquellyraoficial e à secretaria estadual de educação de Pernambuco. Parabéns também à DPGE/FGV, que apoiou essa iniciativa. Garantir o direito à formação integral é responsabilidade de todos. Colaborando, vamos mais longe”, escreveu na legenda da postagem em que aparece falando para os secretários municipais.

É mais uma substituição na equipe da governadora Raquel. Há menos de um mês outras duas mudanças ocorrem, mas por causa do prazo de desincompatibilização para as eleições. Saíram no início de junho os então secretários de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (PSD), e da Mulher, Mariana Melo (PSDB). Daniel é pré-candidato a prefeito do Recife, enquanto Mariana é cotada para ser a sua vice. Até fevereiro, a governadora havia promovido oito mudanças no primeiro escalão.

“Agradeço a Ivaneide pelo compromisso com a Educação e com o serviço público desde o início de nosso governo e tenho certeza de que o novo secretário, com sua expertise e experiência em gestão pública, vai fortalecer ainda mais nossa atuação na área coordenando o maior programa educacional já realizado em Pernambuco, o Juntos pela Educação”, destacou a governadora Raquel Lyra.

- Publicidade -

Ivaneide Dantas estava no Governo Raquel Lyra desde o início. Antes de ocupar a pasta, ocupava a mesma função em Jaboatão dos Guararapes. No meio político é comum associar a sua indicação ao ex-prefeito Anderson Ferreira, mas a informação é negada.

Nos bastidores, a indicação da governadora foi criticada. Pessoas ligadas à educação questionam se Pernambuco não teria uma opção para ocupar a pasta, para ter que trazer alguém de São Paulo.

Alexandre Schneider é doutor em educação e já ocupou cargo semelhante na cidade de São Paulo

O novo secretário de Educação

O novo secretário tem larga experiência na área educacional. Na sua segunda gestão na cidade de São Paulo universalizou as matrículas na pré-escola e atingiu 61% das crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas nas creches, o dobro da cobertura nacional à época.

Também liderou o desenho e a implantação do primeiro currículo alinhado à Base Nacional Comum Curricular brasileira e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Também comandou o primeiro currículo de educação digital, que prevê o ensino de programação desde o primeiro ano do ensino fundamental, de forma inédita no Brasil.

Já em sua primeira gestão realizou a maior expansão de vagas em creche da história do município de São Paulo, que passou de sessenta mil para duzentos e quinze mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas, antecipando a meta de 50% do atendimento da faixa etária estabelecida pelo Plano Nacional de Educação em oito anos.

Também ampliou a jornada escolar dos alunos da pré-escola de quatro para seis horas diárias e do ensino fundamental de quatro para cinco horas diárias, preparando a rede para a implantação do tempo integral, que já ocorria nas creches, que funcionam em turno único de 10 horas diárias. Criou o Programa Inclui, iniciativa inovadora que apoia alunos com deficiência em seu desenvolvimento escolar e implantou a reforma da carreira dos 85 mil profissionais da educação do município.

Além de sua atuação na educação, Schneider também liderou políticas públicas em áreas como segurança pública e transportes, introduzindo inovações como o sistema de georreferenciamento criminal e o registro online de boletins de ocorrência em São Paulo.  Foi também professor adjunto e pesquisador visitante da School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University e autor de diversos artigos no Brasil e no exterior.

Veja também:

Jogo eleitoral de 2024 leva mudança à PCR e ao Governo do Estado

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -