Com uma estratégia de expansão que resultou na abertura de 24 novas lojas nos últimos 12 meses, abrangendo estados como Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco, o Grupo Mateus fechou o terceiro trimestre de 2024 com um lucro líquido de R$ 379,2 milhões, marcando um crescimento de 20,9% em relação aos meses de abril a junho.
O desempenho financeiro da empresa se refletiu também na receita líquida, que totalizou R$ 8,3 bilhões no 3T24, com um aumento de 20,2%. O crescimento em vendas de mesmas lojas (Same-Store Sales, SSS) foi de 7,7% no trimestre, e, no acumulado dos primeiros nove meses do ano (9M24), a receita líquida alcançou R$ 23,4 bilhões, subindo 21,5% com SSS de 7,3%.
O lucro bruto, que chegou a R$ 1,9 bilhão no trimestre, teve um avanço de 21,3% em relação ao 3T23, com margem bruta de 22,7%, representando um acréscimo de 0,2 pontos percentuais. No acumulado do ano, o lucro bruto atingiu R$ 5,3 bilhões, mantendo margem de 22,5%.
O EBITDA ajustado pós IFRS 16, principal indicador de desempenho operacional, registrou R$ 684,5 milhões, 33,5% acima do mesmo trimestre do ano passado, com margem EBITDA de 8,2%. No acumulado de nove meses, o EBITDA ajustado chegou a R$ 1,8 bilhão, com margem de 7,5%, crescimento de 24,7%.
Crescimento do Grupo Mateus
Ao longo do terceiro trimestre, o Grupo Mateus também manteve a sua estratégia de expansão, inaugurando 4 novas lojas de atacarejo, localizadas nos estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Com isso, o total de lojas abertas no ano já soma 12, incluindo 8 atacarejos, 3 varejos e 1 loja de Eletro.
No total, o Grupo abriu 24 novas lojas nos últimos 12 meses, o que representou um crescimento de 16,4% na sua área de vendas, e encerrou o trimestre com 164 lojas de varejo alimentar e 104 lojas de Eletro.
Leia mais: Carrefour coloca à venda 18 lojas que foram do BIG Bompreço