Na Paraíba, João Pessoa consolida polo turístico de Cabo Branco

Estão em construção quatro hotéis no Polo Turístico de Cabo Branco, em João Pessoa
Estande de João Pessoa no evento da Abav que aconteceu até esta sexta-feira no Rio de Janeiro. Foto:Abav/Divulgação

Por Rachel Motta*

A capital da Paraíba vai receber novos resorts no polo turístico do Cabo Branco, a reabertura do Hotel Tambaú é aguardada e há uma expectativa para a chegada de cruzeiros ao Porto de Cabedelo neste verão, como informou o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, durante a Abav Expo, realizada no Rio de Janeiro até esta sexta-feira (29).

A capital paraibana tem 3,5 mil leitos. Localizado em uma área privilegiada de João Pessoa, o Polo Turístico do Cabo Branco está se consolidando. Inserido em uma área de 654 hectares, entre o mar do litoral sul paraibano e o verde da Mata Atlântica e o Parque das Trilhas. Lá, quatro empreendimentos já estão em fase de construção: o Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, o Amado Bio & SPA Hotel, o Tauá Resort João Pessoa e o Acquaí Parks & Resort. O local também vai ter uma via pública de 700 metros de extensão, ligando o Centro de Convenções à praia, com o Boulevard dos Ipês.

Recentemente, o governador do Estado, João Azevêdo, anunciou a construção de mais um empreendimento o Holanda´s Gold Resort Club, que irá ofertar 400 vagas de emprego e um investimento de R$ 200 milhões.

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, João Pessoa se prepara para ser um exemplo de qualidade no turismo, com investimentos na infraestrutura, na mobilidade urbana, na segurança e em novos pontos turísticos. “Acabou essa história de alta e baixa estação em João Pessoa. Em 2023, não tivemos baixa e sim uma ocupação linear nesses meses. Estamos programando o Play do Verão em toda a orla com lazer, atividades esportivas e culturais para crianças e famílias. Teremos também o Natal dos Sentimentos em dezembro e a semana pré-carnavalesca, que é muito forte na cidade”, afirma.

- Publicidade -

A secretária executiva da ABIH-PB, Lygia Tavares, diz que a procura pelo Réveillon já é grande. “Temos alguns hotéis que já não têm mais vagas. Será um final de ano com lotação. Em agosto, tivemos uma ocupação boa também, em torno de 64%, superando 59% do ano passado. Se levarmos em conta que na pandemia chegamos a ter 0% de ocupação, gradativamente estamos voltando a colocar a Paraíba em destaque”, assegura. Atualmente, a ABIH-PB possui 43 associados em todo o Estado.

A Paraíba também espera atrair turistas de cruzeiros para as próximas temporadas. “Há pouco mais de 30 dias concluímos a reforma no Porto, o aumento do calado com a dragagem da área em Cabedelo. Já estamos em negociação com empresas para atrair a vinda dos cruzeiros”, comentou o secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Delano Tavares.

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha foi considerado o melhor destino de praia do Brasil em 2023/2024. Foto: Agência Brasil.

Fernando de Noronha, melhor destino de praia

Ainda na Abav, Fernando de Noronha acaba de receber o título de melhor destino de praia do Brasil 2023/2024 de acordo com o ranking realizado a partir da votação de leitores da revista Viagem e Turismo, da editora Abril. O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, recebeu o destaque durante cerimônia realizada ontem no Rio de Janeiro. “Esse prêmio reflete, mais uma vez, a beleza natural, a boa infraestrutura, a promoção e a divulgação de Noronha como um sucesso. Isso se deve ao trabalho realizado por todos que fazem o turismo de Pernambuco acontecer, ao ponto de agradar o turista e fazer com que o local seja desejado, cada vez mais, pelos visitantes”, comenta.

O arquipélago também recebeu o reconhecimento com o terceiro lugar de melhor destino de ecoturismo e o segundo lugar de melhor pousada de praia com a Pousada Zé Maria.

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) também aproveitou a Abav Expo para realizar um pré-tour com 10 visitas a agências e operadoras de turismo no Rio de Janeiro. “Passamos dois dias em visita a empresas do setor como a Azul Viagens e a Trend. O Sudeste é um mercado prioritário para o arquipélago. Hoje estamos com uma média de 85% de ocupação nas pousadas associadas e nosso foco está nas vendas de pacotes para o Réveillon”, comentou a presidente da entidade, Lúcia Smith, que registrou 92% de ocupação em sua Atobá no mês de setembro, um aumento de 10% em relação ao ano anterior

Fernando de Noronha é um dos atrativos do estande de Pernambuco durante a Abav Expo, realizada até esta sexta-feira, no Rio de Janeiro.  Segundo Eduardo Loyo, a Abav é, nacionalmente, a feira mais marcante para o segmento do turismo. “Durante o ano, participamos de diversas feiras e eventos focados em promover Pernambuco como um dos principais destinos do país. A Abav tem um significado importante por ser a maior feira de turismo do País e proporcionar o contato direto com diferentes players de venda de destinos turísticos. Estamos focados em mostrar o que Pernambuco tem de melhor”, conta.

Leia também

Governo federal lança financiamento com juros reduzidos para compra de pacotes turísticos

*Especial para o Movimento Econômico

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -