Da redação, com Agência Alagoas
A cidade histórica de Penedo agora tem um centro de convenções, o maior e mais moderno do interior de Alagoas. Com investimentos de R$ 5 milhões, o espaço, que abrigou o antigo Cine São Francisco, foi transformado no Centro de Convenções e Eventos de Penedo e poderá receber congressos, exposições, feiras, shows, eventos educacionais e corporativos, que vão ajudar a movimentar a economia turística da região do Baixo São Francisco.
“Quando um equipamento como este é ofertado, ele abre oportunidades de negócios, e, assim, de desenvolvimento econômico para geração de emprego e renda. Penedo é uma cidade polo importante para toda região do Baixo São Francisco, assim, podemos afirmar que o centro de eventos vai beneficiar muitas frentes de negócios e possibilitar que grandes eventos cheguem para movimentar hotéis, bares, restaurantes e todo o comércio local gerando emprego e renda para povo do litoral Sul”, expôs Marcius Beltrão, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
O Centro de Convenções e Eventos de Penedo conta com um moderno sistema de climatização e iluminação e capacidade para 633 pessoas e homenageia o Comendador José da Silva Peixoto, conhecido como Zeca. Nascido em Penedo em 1899, Zeca Peixoto contribuiu para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade, com a construção do Hotel São Francisco e do Cine São Francisco.
CINE SÃO FRANCISCO – Tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), a cidade de Penedo, na região do baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.
Em 1959, Penedo ganhava a mais moderna sala de cinema do Nordeste, o Cine São Francisco. Erguido e administrado pela Companhia de Melhoramentos de Penedo, o Cine São Francisco sediou, de 1977 a 1982, o famoso Festival de Cinema. A festa, que reunia artistas reconhecidos nacionalmente e grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), perdeu espaço para a região Sul do país.
Com o surgimento de novas salas na capital, a sala de exibições fechou definitivamente suas portas em 1993. Em 2016, após anos fechado, a Prefeitura de Penedo, sob a gestão do atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan), produziram um estudo de viabilidade econômica e turística, que apontou Penedo como sendo uma pretensa cidade para o turismo de eventos e negócios. Assim, alcançaria o viés econômico, sediando eventos e, em paralelo, a riqueza arquitetônica da cidade complementaria a experiência do visitante, com o segmento do turismo cultural e histórico.