Os três voos semanais de São Luis-MA/Guarulhos-SP que haviam sido adicionados em novembro de 2024 se tornarão uma rota fixa. As conexões inicialmente seriam sazonais para a alta temporada no final do ano, porém devido à alta demanda e grande potencial turístico do Maranhão, a Latam – companhia que opera os voos – decidiu mantê-las para o ano de 2025. A informação foi confirmada após uma reunião da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) com representantes da empresa aérea.
“Atingimos o máximo de ocupação hoteleira no fim de 2024 e começamos o novo ano com uma ótima expectativa para a temporada de férias e, claro, em breve, para o nosso Carnaval. Portanto, vejo a decisão da Latam como um ótimo sinal da grande procura dos turistas pelo que o nosso Maranhão tem a oferecer”, declarou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Com a adoção desses três voos como fixos o número de voos semanais no Aeroporto Internacional de São Luís subiu de 21 para 24. O aumento da oferta beneficiou o turismo maranhense aquecido, principalmente, pelas festividades de Natal e Ano Novo.
Latam viu alta demanda
As justificativas da Latam para manter para 2025 os voos adicionais entre a capital maranhense e Guarulhos – que inicialmente estavam planejados para ser um incremento sazonal para a alta temporada de fim de ano – foram a alta demanda por viagens e o grande potencial turístico do estado do Maranhão.
Para o turismo maranhense, a importância de manter esses voos é mostrada quando se observa que o aeroporto de Guarulhos é o maior hub de conexões da empresa, onde apenas por via dele a Latam realiza mais de 1.300 voos semanais para 53 destinos domésticos e 24 internacionais. Apenas na operação internacional são realizados cerca de 270 voos por semana pela companhia em Guarulhos.
“Nosso convite é que todos conheçam o Maranhão, nas férias, no período carnavalesco, no São João e durante o ano inteiro. Será uma experiência inesquecível, tenho certeza”, finalizou Socorro Araújo
Ampliação da malha aérea no Maranhão
Em 2024 o setor turístico maranhense obteve resultados que foram celebrados pela secretária estadual. Em pesquisa feita pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), em julho o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, registrou o maior número de desembarques do ano, com 84.242 passageiros, registrando um aumento de 9% comparado ao mesmo período no ano anterior.
Também houve uma ampliação da malha aérea maranhense, com a criação de uma rota direta São Luis-MA/Galeão-RJ, também operada pela Latam, que com seus dois voos semanais se transformou na quinta operação regular da empresa no aeroporto maranhenses.
Outro fato que foi importante para um aumento do setor turístico foi o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
Atualmente, segundo o Obstur-MA, o Maranhão tem nove polos turísticos, e movimentou aproximadamente 1.771.728 pessoas nos aeroportos do estado até novembro de 2024.
Leia mais: Na alta temporada, Rio Grande do Norte ganha voo do Aeroparque, na Argentina