O primeiro terminal de contêineres 100% elétrico da América Latina, localizado no Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco, avança em sua construção com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. A obra é liderada pela APM Terminals Suape, que anunciou nesta segunda-feira (6) a contratação das empresas Consag, HTB e Piatec para executar diferentes etapas do projeto, que aumentará a capacidade de Suape em 55%.
O investimento previsto é de R$ 1,6 bilhão e o terminal ocupará uma área total de 495 mil metros quadrados. Na fase de construção deverão ser gerados cerca de 500 empregos diretos e 2.000 indiretos. Na operação, o número passa a ser de cerca de 350 empregos diretos e aproximadamente 1.400 indiretos. “Este é um marco importante para a APM Terminals Suape e para o setor portuário brasileiro. Escolhemos as empresas contratadas após uma avaliação minuciosa das propostas técnicas e comerciais”, enfatiza Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém.
A construção do pátio de contêineres está sob responsabilidade da Consag, empresa conhecida por sua experiência em projetos com foco em sustentabilidade. Já o consórcio formado pelas empresas HTB e Piatec foi designado para a construção do cais e edifícios essenciais ao terminal, incluindo o Armazém (CFS), a Oficina de Manutenção e a reforma do prédio administrativo.
Entre as atividades previstas pelo consórcio estão o design e a execução do cais para atracação de navios, instalação de trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência, provisionamento de energia em terra e dragagem do berço de atracação.
Em novembro, a cravação da primeira estaca no cais marcou o início das obras. Segundo a APM Terminals Suape, o terminal será um dos mais modernos do Brasil e o primeiro do país totalmente eletrificado. O diretor de projetos, Michael Dandanell, destacou que o empreendimento segue altos padrões de qualidade e segurança, alinhando-se a normas técnicas brasileiras e internacionais.
A Consag, que lidera a construção do pátio, é reconhecida nacionalmente por sua atuação em obras de infraestrutura sustentável, contribuindo para projetos de grande porte no país. Já a HTB, fundada em 1966, é uma das maiores construtoras do Brasil, com um portfólio diversificado que inclui obras industriais, comerciais e de infraestrutura. A Piatec, por sua vez, é especialista em soluções para engenharia e construção civil, destacando-se em projetos inovadores e tecnicamente desafiadores.
Suape como hub de cargas
O novo Terminal Portuário terá capacidade inicial para movimentar 400 mil TEUs e terá como foco atender o mercado local e atuar como hub de cargas de e para o Nordeste e Norte do Brasil. O terminal será equipado com tecnologias de ponta para operar de forma completamente elétrica, reduzindo emissões de carbono e fortalecendo a sustentabilidade no setor. A modernização inclui sistemas que otimizam a eficiência energética e garantem operações ambientalmente responsáveis.
“Este é um projeto desafiador, com grandes exigências em termos de engenharia e cronograma. Nossa equipe está totalmente comprometida em entregar um terminal de excelência, cumprindo os mais altos padrões de qualidade e segurança. Estamos coordenando de perto todas as fases para garantir a perfeita integração do projeto. atendendo às normas técnicas brasileiras e internacionais. A construção do terminal 100% elétrico é um marco para o setor, e nosso objetivo é garantir que todas as estruturas, do pátio ao cais, atendam a essa visão de responsabilidade ambiental e modernidade”, comenta Michael Dandanell.
A iniciativa reforçará o papel do Porto de Suape como um dos principais hubs logísticos do Brasil, com impacto positivo para a economia regional e nacional. A APM Terminals Suape é uma subsidiária da A.P. Moller-Maersk, empresa líder global em transporte marítimo e logística, com presença em mais de 130 países.
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