O Governo de Pernambuco assinou a ordem de serviço para a realização das obras de dragagem do canal interno do Porto de Suape, uma das mais estratégicas intervenções de infraestrutura no sexto porto público mais movimentado do Brasil. A autorização foi emitida na última sexta-feira, marcando um investimento total de R$ 199,7 milhões, dos quais R$ 100 milhões são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3), via Ministério de Portos e Aeroportos, com o restante financiado por recursos estaduais.
A obra, prevista para ser concluída em seis meses, é essencial para garantir a atracação de grandes embarcações, como porta-contêineres de 366 metros e outros navios de classe mundial. O canal será aprofundado para 16,2 metros, com a retirada de 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Além disso, o contrato contempla a dragagem e manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, que terão calado ampliado para até 18,5 metros.
Competitividade e infraestrutura portuária
“Essa obra é fundamental para aumentar a competitividade do Porto de Suape. Com a dragagem, o porto poderá receber navios de grande porte com mais segurança, gerando negócios e empregos. Estamos comprometidos em investir fortemente em infraestrutura portuária para tornar nossos portos mais competitivos”, afirmou Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Ele destacou ainda que as obras de recuperação do molhe do porto e a dragagem do canal externo, concluída em abril, fazem parte do esforço para consolidar Suape como referência nacional.
Com a finalização das intervenções, Suape terá o maior calado operacional para navios de contêineres entre os portos públicos do país, além de ser o segundo em calado para granéis líquidos. As operações seguem padrões internacionais de segurança e normas ambientais, com os sedimentos sendo destinados a áreas licenciadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
Impacto estratégico
Márcio Guiot, gestor da estatal pernambucana, destacou a importância da obra para a projeção global de Suape: “Essa intervenção fortalece a operação dos píeres e cais, além dos terminais de contêineres Tecon Suape e APM Terminals, que entrará em operação em 2026. Estamos alinhando nossa infraestrutura às maiores demandas do comércio marítimo internacional.”
Com localização estratégica e águas abrigadas, Suape se posiciona como um ponto-chave para novas rotas marítimas, capaz de receber as maiores categorias de navios. O consórcio Van Oord/Jan De Nul foi o responsável por vencer a licitação e conduzirá as obras, reforçando a ambição de Suape de liderar no cenário portuário global.
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