A movimentação de cargas do Porto do Recife cresceu 34% de janeiro a outubro deste ano, comparando com o mesmo período de 2023. Foram mais de 1,3 milhão de toneladas movimentadas contra 1,03 milhão de toneladas registradas entre janeiro e outubro do ano passado. No mês passado, passaram pelo porto 208.827 toneladas, o que representou um aumento de 10% a mais que outubro de 2023. O crescimento da carga foi puxado por um dos produtos mais tradicionais da economia pernambucana: o açúcar.
A commodity foi o grande protagonista para o crescimento nas movimentações de cargas em geral e de granéis sólidos. Ainda entre os granéis sólidos, a movimentação de açúcar na estatal recifense dobrou em outubro, alcançando 92.156 toneladas, contra as 44.891 mil toneladas que passaram por lá no mesmo mês em 2023.
Depois do açúcar, os produtos mais movimentados foram a barrilha, o malte e o trigo. A barrilha saiu de 18.491 toneladas em outubro de 2023 para 41.012 toneladas no mês passado. O trigo registrou zero de movimentação em outubro de 2023, contra 18.616 toneladas no mesmo mês deste ano. E, por último, o malte que apresentou um decréscimo em outubro ultimo, quando foram movimentadas 14.826 toneladas, enquanto o mesmo mês de 2023 apresentou uma movimentação de 30.736 toneladas.
“Esses números reforçam o papel estratégico do Porto do Recife no desenvolvimento econômico da nossa região, reafirmando o nosso compromisso com a eficiência e com a expansão sustentável das nossas operações. Continuaremos a trabalhar para atrair novos investimentos e novas cargas, fortalecendo ainda mais essa trajetória de crescimento”, destacou o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, via sua asssessoria de imprensa.
Bom momento do Porto do Recife
Depois de anos em esquecimento, o Porto do Recife vive um bom momento e se prepara para receber investimentos da ordem de R$ 50 milhões que serão empregados pelos arrendatários dos terminais REC08, REC09 e REC10, que movimentarão granéis sólidos e cargas gerais.”Esse aumento na movimentação mostra a recuperação do terminal como importante equipamento para o comércio exterior e a economia de Pernambuco. Para 2025, com novos investimentos, vamos nos consolidar como o maior terminal de movimentação de malte e cevada do país, com a chegada da operação de um terminal com foco na carga destinada ao polo cervejeiro”, afirmou o secretário-executivo de atração de investimentos da Secretaria estadual de Desen volvimento Econômico (SDEC), Maurício Laranjeira.
O Porto do Recife é administrado pelo governo do Estado.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de PE.
Leia também
Leilão portuário rende R$ 4,7 milhões. Porto do Recife teve maior outorga
Leilão de áreas vai reforçar ligação do Porto do Recife com indústria cervejeira