O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador anunciou que a movimentação de cargas em agosto cresceu 23,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Foram movimentados 46,3 mil TEUs (unidade de contêiner de 20 pés), 8,9 mil a mais que o referido período de 2023, com maior representatividade das cargas de exportação e cabotagem (trânsito de navios na costa brasileira).
As cargas de exportação subiram 26%, com a presença de 8.8 mil TEUs cheios, tendo entre as mais expressivas, o algodão produzido da região Matopiba (420%), além dos segmentos de químicos (+21%) e celulose (+21%), e que tiveram como destinos a Ásia, EUA e Europa. Na cabotagem, a alta foi de 28%, com 9.6 mil TEUs, principalmente, com materiais dos segmentos de plásticos e polímeros (+44%) e químicos (+52%) e também bebidas (+76%).
Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, explica que os resultados refletem a eficiência operacional que o terminal baiano vem se empenhando em desenvolver ao longo dos anos. “ Nos antecipamos ao prover uma estrutura equipada com tecnologia de ponta para que a Bahia esteja à frente, capaz de receber os maiores navios na costa brasileira, mapeando oportunidades, fortalecendo negócios já existentes, contribuindo na busca pelas melhores soluções para cada segmento”, avalia o executivo.
Transbordo no Tecon
No serviço de transbordo, operação para reposicionamento de contêineres cheios e vazios e que permite a conexão entre terminais por meio de hubports, o crescimento mensal foi de 37% (12,1 mil TEUs) com aumento de cargas com conexões tendo como destinos/origens: Singapura, China e Índia, no exterior, e, no Brasil, Paranaguá (PR), Pecém (CE), Navegantes (SC), Manaus (AM) e Suape (PE).
Em julho, o Tecon Salvador havia alcançando a maior movimentação geral de contêineres da sua história em 24 anos. Foram movimentados 43.750 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés) frente ao recorde anterior de 43.431 TEUs de março deste ano.
No período, o algodão vindo da região de Matopibapa, incluindo o Oeste baiano, também teve grande destaque na movimentação, com maior presença entre maio e julho, com carga 2.682% acima do mesmo período do ano passado.
Leia também:
Tecon Salvador registra o maior volume mensal de contêineres em 24 anos