Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Suape conquista 1º lugar no Índice de Gestão de Autoridades Portuárias

Suape ainda ganhou em outra categoria
BYD realiza operação inédita no Porto de Suape, em Pernambuco
Suape é destaque nacional/Foto: Suape (Divulgação)

O Porto de Suape foi classificada em primeiro lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP, principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. O porto pernambucano conquistou ainda o segundo lugar entre os portos na categoria Avanço IGAP.

Promovido, anualmente, pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos, o evento ocorreu no Clube Naval de Brasília (DF), na noite desta quarta-feira (7) e representa o reconhecimento dos avanços conquistados pelos atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023.

Suape marca presença há 5 edições

Em cinco edições, é a primeira vez que o Porto de Suape atinge a nota 10 no IGAP. O índice, monitorado e divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é uma ferramenta fundamental para avaliar a eficiência e a eficácia da gestão realizada pelas autoridades portuárias nos portos marítimos.

Ainda foram entregues troféus para diversas outras categorias do Prêmio Portos + Brasil. “Esse resultado comprova que estamos no caminho certo. O Porto de Suape tem uma equipe dedicada e uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a eficiência operacional e melhoria da competitividade. Esse reconhecimento nos motiva a fazer mais e buscar novos investimentos para o sexto mais movimentado porto público do Brasil”, comemorou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, que recebeu o prêmio das mãos do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila.

IGAP

- Publicidade -

O índice avalia os portos brasileiros a partir de 15 métricas, como desempenho de gestão e governança, transparência na divulgação de informações, capacidade de realização de investimentos e qualidade da gestão ambiental, entre outros aspectos. O IGAP tem papel fundamental na retomada da autonomia pelos portos. No Prêmio Portos + Brasil 2023, Suape ficou em terceiro lugar no ranking do IGAP, com nota 8,5. Na edição de 2022, a estatal alcançou a nota 9 e, em 2021, 8. No ano da primeira edição, 2020, ficou com 7.

A performance de Suape também foi agraciada nas edições anteriores. Em 2023, o atracadouro pernambucano ficou em 1º lugar na categoria crescimento da movimentação: graneis líquidos; 2 º lugar no crescimento da movimentação total dos portos públicos; 2º lugar na execução de investimentos planejados; e 3º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP).

O Portos + Brasil estimula a eficiência e competitividade entre os empreendimentos portuários, premiando as melhores práticas de gestão dos portos brasileiros. É um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs).

Leia também:

Shineray vai investir R$ 75 milhões na expansão da fábrica em Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -