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Operação privada leva a Suape 12,5 mil toneladas de GLP

A importação do GLP por Suape pelo agente privado vem após a quebra de monopólio da Petrobras.
Porto de Suape: 12,5 mil toneladas de GLP descarregadas pela iniciativa privada/Foto: divulgação Suape

Uma operação de importação de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), proveniente do Porto de Bahia Blanca, localizado no sul da província de Buenos Aires, abriu novo fluxo para o negócio de gás no Complexo Portuário Industrial de Suape. A operação que descarregou no Porto de Suape 12,5 mil toneladas de GLP, foi realizada pela Interco, uma trading company que atende o segmento de derivados de petróleo com foco em GLP, em parceria com a companhia argentina Transportadora Gas del Sur.

A importação do GLP pelo agente privado vem após a quebra de monopólio da Petrobras para esse tipo de operação e é uma das maiores feitas por uma empresa privada para o Nordeste brasileiro. O produto foi adquirido por distribuidoras que atuam no complexo industrial portuário para atender ao consumo na região, cuja capacidade de estoque é de apenas quatro dias.

“O objetivo é oferecer para as distribuidoras uma garantia de suprimento, permitindo que elas mantenham suas operações de forma contínua. As distribuidoras têm interesse em fazer esse processo de forma consistente, melhorando o fluxo de suprimento primário”, comenta o diretor de Commodities e Trading da startup, Marcos Paulo Ferraz.

A Interco mantém contratos com a Nacional Gás Butano, Copa Energia, Supergasbras, Ultragaz e Consigaz. Novas operações do tipo estão em estudo, tanto em Suape, quanto em portos de outras regiões do País. A Interco informa que a mercadoria foi transportada pelo navio Eco Arctic.

De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), as vendas de GLP no Brasil ficaram em 6,74 milhões de toneladas, entre janeiro e novembro de 2022. Desse volume, 25,7% foram supridos por importações. Atualmente, as refinarias nacionais não conseguem atender a toda a demanda pelo gás de cozinha e o abastecimento do mercado nacional passou também a depender de aquisições no mercado internacional.

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Quebra do monopólio

Antes desse registro em Suape, as maiores importações de GLP para o Nordeste estavam sob responsabilidade da Petrobras e a operação no porto pernambucano, localizado em Ipojuca, no Grande Recife, foi viabilizada depois da decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de que a Petrobras precisa manter o navio-cisterna BW Princess em operação para armazenamento do produto, mesmo se a companhia deixar de atuar nesse segmento. 

Com isso, diz Marcos Paulo Ferraz, a estatal nacional abriu espaço para que empresas privadas pudessem usar a capacidade do navio-cisterna, que opera no porto externo de Suape, onde ficam localizados os quatro píeres de granéis líquidos da estatal pernambucana. A quebra do monopólio desse tipo de atividade pela Petrobras ocorreu em março de 2021, quando novas regras passaram a valer para o segmento em todo o país.

Segundo o diretor executivo da Interco, Nicholas Taylor, a atração de novos projetos de infraestrutura para o escoamento de combustíveis no país pode ajudar a fomentar a competição no mercado e a reduzir preços para os consumidores finais. O diretor de Gestão Portuária de Suape, Nilson Monteiro, compartilha do raciocínio de Nicholas. “É uma excelente notícia para Pernambuco e o Nordeste. E para o porto, que terá aumento significativo na movimentação deste tipo de carga”, enfatiza.

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