Complexo portuário recebeu as certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e NBR 16.000 e com isso, adquire vantagens competitivas e ganha ainda mais credibilidade no mercado nacional e internacional
Após longo processo de auditoria, o Sistema de Gestão Integrada (SGI) do Complexo Industrial Portuário de Suape foi contemplado, nesta quarta-feira (22), com certificações que atestam o trabalho de excelência desenvolvido nas áreas de meio ambiente, gestão portuária e responsabilidade social. O SGI congrega os pilares ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance), que mede as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, um tema que virou a grande preocupação entre empresas globais alinhadas com boas práticas de sustentabilidade.
A certificação ISO 14.001:2015 foi concedida pela sustentabilidade ambiental da mata nativa e a NBR 16.000:2012, pela responsabilidade social com a comunidade anexa ao viveiro e socioambiental em todo o Complexo de Suape. Já a ISO 9.001:2015, pela qualidade na gestão da movimentação portuária e das empresas privadas no complexo.
Essas certificações vêm ao encontro do propósito de Suape tornar-se um porto verde. A empresa se propôs a certificar o seu SGI nas áreas de meio ambiente, qualidade e responsabilidade social com o intuito de reafirmar o compromisso em entregar produtos e serviços nos escopos de gestão portuária, responsabilidade socioambiental e gestão empresarial, produzidos com base na ética, na responsabilização, transparência e respeito aos direitos humanos.
O SGI tem o propósito de aumentar o nível de organização interna, ampliar a competitividade no mercado, facilitar o controle da administração e oferecer melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes. As certificações ISO e NBR são o caminho das organizações que planejam crescimento. Elas atestam a qualidade e o desempenho delas frente aos clientes e stakeholders não só dentro do país, mas também internacionalmente.
“As certificações conferidas a Suape vêm confirmar a curva de crescimento que temos visto ao longo dos anos. O complexo foi pensado, desde o início, como instrumento de estímulo ao desenvolvimento econômico de Pernambuco, mas tem ido muito além da excelência na gestão portuária e das empresas instaladas na área, tratando de forma sensível questões igualmente relevantes, sobretudo atualmente, como a responsabilidade social, a sustentabilidade e a preservação ambiental. Esse é um reconhecimento justo e merecido a todos que contribuem para fazer de Suape uma empresa eficiente e avançada, de destaque nacional e internacional”, salienta o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Em junho, o diretor-presidente de Suape presidente do Porto, Roberto Gusmão, anunciou que Suape vai zerar o uso de carbono, porque os investidores estão olhando para a sustentabilidade na hora de fazer aportes em diversos negócios, inclusive em portos. “Os investimentos só virão para os portos que tiverem essa responsabilidade como meta”, disse.
Roberto Gusmão salienta que essas certificações fortalecem os compromissos socioambientais e sua posição como relevante ambiente de negócios. “Elas consolidam as políticas de governança, ambientais e sociais existentes há tempos em Suape. Além disso, vão auxiliar muito o nosso trabalho de atração de investimentos e novos negócios, ratificando o nosso porto, de forma definitiva, como um dos mais importantes do país. Agora certificado, estabeleceremos Suape como uma marca ainda mais forte no Brasil e no mundo”, pontua.
Exemplos
“Com as certificações, Suape adquire vantagens competitivas frente aos concorrentes, ganhando um maior grau de credibilidade no mercado e mostrando ser uma organização comprometida com a gestão de qualidade, do meio ambiente e da responsabilidade social, de seus produtos e serviços prestados”, explica Rafaella Viana, coordenadora de Desenvolvimento Ambiental e Responsabilidade Socioambiental de Suape e representante de Direção do SGI.
Para o engenheiro agrônomo José Mário de Souza Flor e Sá, coordenador do Viveiro Florestal de Suape, a efetivação das certificações no local demonstram o compromisso da empresa com temas importantes, como a sustentabilidade ambiental. “Isso colabora com um meio ambiente saudável e equilibrado, associado a uma responsabilidade social com políticas voltadas ao desenvolvimento socioambiental do território estratégico da empresa”, agrega.