O potencial de Hidrogênio Verde do Ceará será discutido em Seminário Internacional

A produção de hidrogênio verde no Ceará e suas vantagens competitivas serão tema de um seminário presencial que tem sede em Fortaleza, nesta quinta-feira (14), com transmissão on-line. “Seminário Internacional Hidrogênio Verde no Ceará: as vantagens competitivas para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde”, vai reunir especialistas reconhecidos internacionalmente no tema. O evento vai […]

A produção de hidrogênio verde no Ceará e suas vantagens competitivas serão tema de um seminário presencial que tem sede em Fortaleza, nesta quinta-feira (14), com transmissão on-line. “Seminário Internacional Hidrogênio Verde no Ceará: as vantagens competitivas para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde”, vai reunir especialistas reconhecidos internacionalmente no tema.

O evento vai discutir temas como o potencial de energias renováveis (eólica onshore, eólica offshore e fotovoltaica), a localização geográfica privilegiada, a infraestrutura de logística do Porto do Pecém e a parceria com Roterdã – o maior porto da Europa.

- Publicidade -

O seminário será realizado no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 12h30, com transmissão no Facebook, YouTube e LinkedIn do jornal Valor Econômico, que realiza o evento. Participam o governador Camilo Santana, além de Ignácio Ybánez, embaixador da União Europeia. Também estarão presentes os secretários estaduais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Arthur Bruno e Francisco de Queiroz Maia Júnior, e representantes de empresas internacionais e instituições que já atuam no desenvolvimento de fontes de energia renovável, no estado, no Brasil e no mundo.

O encontro está alinhado com comprometimento do estado do Ceará com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para atingir o objetivo estabelecido no Acordo de Paris, as fontes renováveis de energia precisarão substituir combustíveis fósseis em todos os setores que demandam energia.

O Governo do já assinou acordos com os principais players mundiais para a instalação de empreendimentos no Complexo Pecém. Até agora os projetos já chegam a 20 GW, e a planta-piloto da primeira usina de Hidrogênio Verde do Brasil já está prevista para operar em 2022. Os protocolos incluem em usinas para produzir 40 GW de energia renovável.

- Publicidade -

De acordo com o o estudo “Scaling Up”, do Hydrogen Council, até 2050 o hidrogênio vai representar 18% de toda a energia consumida no planeta. A cada ano, vai representar uma redução de 6 gigatoneladas de emissões de gases poluentes, além de gerar US$ 2,5 trilhões em valor e empregar 30 milhões de pessoas.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -