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MEIs puxaram aumento de novas empresas em Alagoas em 2024

Segundo Junta Comercial de Alagoas, 27.219 novos MEIs foram criados no estado em 2024
MEIs Alagoas
Novos negócios no setor de beleza, como cabeleireiros e manicures, tiveram destaque ao longo de 2024. Foto: Divulgação

Alagoas teve um crescimento de 3,82% no número de empresas abertas no estado ao longo de 2024. Segundo dados da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), foram registradas 36.991 novas empresas, sendo que a maioria delas foram de Microempreendedores Individuais (MEI). Vestuário e beleza são alguns dos segmentos com mais novos negócios no estado.

Em números absolutos, a Junta Comercial registrou 27.219 registros de MEIs, que representa um crescimento de 2,75% na comparação com os dados do ano anterior.

As Microempresas (ME) totalizaram 6.921, aumentando em 3,61% na comparação dos dados; também foram registradas 1.771 novas empresas de pequeno porte (EPP), que aumentou 17,91% no comparativo, e por fim a Juceal registrou outros 1.080 empreendimentos sem porte.

Para o presidente da Juceal, Ricardo Dória, a evolução do número total das aberturas empresariais é motivo o suficiente para comemorar o trabalho promovido no ano de 2024, que ainda contou com o recorde da história de Alagoas em relação ao tempo médio para registro de um negócio.

 “Alagoas tem mostrado que é um estado propício para o investimento, e a Junta Comercial é a porta de entrada para esses negócios todos. Ao mesmo tempo em que registramos mais empresas, diminuímos o tempo para abertura. Em 2024, a Juceal atingiu o recorde de 13h32 para se constituir um negócio”, enfatiza.

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Comércio impulsionou abertura de MEIs em Alagoas

Atividades ligadas ao comércio, como lojas de roupa, atividades de transporte, cabeleireiros e manicures, ganharam destaque entre os tipos de pequenos negócios que mais iniciaram suas atividades no estado.

Segundo a Junta Comercial, os maiores números foram para as atividades de comércio varejista de artigos do vestuário (1.445 empresas); outras atividades auxiliares dos transportes terrestres (1.393); promoção de vendas (1.343); cabeleireiros e manicures (1.108); serviços de malote (1.108); lanchonetes (766); e transporte rodoviário de carga (759).

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecoméricio AL) divulgou dados destacando o ramo da beleza, sobretudo com o número relevante de microempreendedores cabeleireiros em atuação no estado e o crescente aumento de negócios neste segmento.

Alagoas possui 6.889 empresas cadastradas como prestadoras de serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Destas, 3.854 estão localizadas em Maceió, sendo a segunda maior concentração em Arapiraca, com 621 empresas. Rio Largo (246) e Marechal Deodoro (151) ocupam, respectivamente, a terceira e a quarta posições. Os dados são do Data Sebrae e foram atualizados no último dia 8 de janeiro.

Do total de estabelecimentos, 5.583 são microempreendedores individuais (MEIs); número que equivale a 81%. Dos demais, 1.268 são microempresas, 33 empresas de pequeno porte e 5 em outras classificações empresariais. Os números mantêm a tendência percebida nas Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais, divulgadas em agosto de 2024 pelo IBGE, mas com dados relativos a 2022. Neste ano, o Brasil tinha 14,6 milhões de MEIs e, destes, 1,3 milhão estava cadastrado como ‘Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza’. O número equivale a 9% do total de MEIs e responde por 88,7% da participação no total de ocupados, sendo que 34,4% desses microempreendedores atuam em sua própria residência.

BNB concedeu mais de R$ 400 milhões em crédito para MEIs e pequenos negócios

Segundo dados do Banco do Nordeste, em Alagoas a instituição concedeu aproximadamente R$ 479 milhões em crédito para pequenos negócios por meio do Crediamigo. Ao todo, o BNB realizou 261.769 operações de crédito no estado, garantindo que micro e pequenos negócios pudessem expandir ou iniciar suas operações com o benefício.

O microcrédito Crediamigo é direcionado para empreendedores individuais ou reunidos em grupos solidários, que atuam no setor informal ou formal em negócios no setor industrial, de comércio e serviços.

Ariel Fernandes
Com 40 anos de profissão, Ariel Fernandes inspira novos empreendedores a apostar no ramo da beleza em Alagoas. Foto: Divulgação

Mercado da beleza segue em expansão em Alagoas

Os dados da Junta Comercial mostram que o segmento de salões de beleza segue em crescimento no estado, o que demonstra que há espaço para novos negócios surgirem e conseguirem prosperar.

Um exemplo é o Ariel Cabelo e Corpo, empreendimento do cabeleireiro Ariel Fernandes. Com especialização em cortes, feminino e masculino, e em colorimetria, o profissional iniciou seus estudos na área aos 16 anos, foi instrutor durante 10 anos e hoje completa 40 anos de profissão. 

Hoje a empresa gera sete empregos diretos, além de dispor de profissionais parceiros nas instalações do salão e Ariel lembra de quando surgiu seu espírito empreendedor.

“Ainda como instrutor do Senac, fui convidado a trabalhar no Via Brasil, um salão do Francisco Marasco, na Ponta Verde. Ali foi tirado um pano preto da minha cara e eu vi o quanto a minha profissão poderia me proporcionar um bem-estar, nascendo dentro de mim o espírito empreendedor”, relembra. Na época, Ariel aproveitava o que aprendia para colocar em prática em seu próprio salão no Feitosa, o qual, como ele mesmo diz, começou pequenininho.

“Mas aí eu já comecei a arrumar o salão, a dar cara de grande e a me comportar como grande. Daí surgiu um pensamento: quando você for pequeno, tenha jeito de grande, e depois que você se tornar grande, continue com algumas características do pequeno. Então cresceu em mim o aspecto empresarial e empreendedor”, complementa.

Para quem deseja atuar na área, a experiência profissional de Ariel já desmistifica uma ideia que pode passar na cabeça de todos os iniciantes: a de que o mercado já está ocupado.

““Você não pode chegar a 20, 30 ou 40 anos de profissão, por exemplo, e o teu negócio depender 100% da sua presença”, disse. Para ele, a organização é a principal chave para o sucesso, aliada ao que chama de conhecimento macro. “Você pode ser o melhor cabeleireiro do mundo, mas se não tiver organização, visão de marketing, não descentralizar e não investir em outros profissionais de outras áreas que possam incrementar o seu negócio e dar continuidade ao seu crescimento, você vai cometer um grande erro e vai ter problemas no futuro”, analisa.

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