Votorantim Cimentos inaugura novo centro de distribuição no sertão do Ceará

A unidade expandirá capacidade de distribuição para regiões centro-sul e sul do Ceará e cidades do Baixo Jaguaribe, no Piauí

O Grupo Votorantim está ampliando sua presença no Nordeste. A empresa focada em materiais de construção e soluções sustentáveis inaugurou um novo Centro de Distribuição (CD) no município de Crateús, no interior do Ceará, distante 350 km da capital Fortaleza. De acordo com a multinacional, com a unidade recém-inaugurada será possível expandir a capacidade de distribuição do Cimento Poty e das argamassas colantes Votomassa para as regiões centro-sul e sul do Ceará e cidades do Baixo Jaguaribe, no Piauí.

Com mais de 1.480 metros quadrados de área construída, o CD de Crateús tem capacidade de distribuição de 2,1 mil toneladas de produtos por mês. A estratégia da Votorantim é fazer com que a operação logística reforce o abastecimento em dois mercados importantes na região.

- Publicidade -
Votorantim
Novo centro de Distribuição da Votorantim no Ceará/Foto: Votorantim Cimentos/Divulgação

O grupo já possui duas fábricas de cimento no Ceará, sendo uma em Sobral e outra no Complexo Portuário de Pecém. O novo CD se junta aos já existentes em Juazeiro do Norte, que se destaca por ser o primeiro da empresa operado exclusivamente por mulheres; e outro em Fortaleza, nas proximidades do Porto de Mucuripe. No Piauí, a Votorantim possui um CD em Teresina.

“Com o CD de Cratéus otimizamos a sinergia entre as nossas fábricas no Ceará e ampliamos a nossa atuação no Nordeste ao fortalecer nossa atuação em regiões do Piauí. São mercados estratégicos para reforçarmos a nossa presença e oferecermos soluções para o setor de construção civil de forma cada vez mais ágil, melhorando a eficiência e a qualidade do atendimento”, afirma Carlos Eduardo Gondim, gerente de Logística da Regional Nordeste da Votorantim Cimentos.

Com 12 mil funcionários e receita líquida de R$16,7 bilhões em 2020, a Votorantim Cimentos possui um portfólio que vai além dos materiais de construção, atuando também nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As fábricas e centros de distribuição estão posicionados em locais estratégicos, não apenas para atender o mercado interno, mas também países como Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, EUA, Marrocos e Uruguai.

- Publicidade -

Equipamento sustentável para reuso da água será usado pela Votorantim

Como já tem sido uma tendência nas grandes empresas, as soluções sustentáveis estão cada vez mais presentes. Um diferencial no CD de Crateús é a utilização de um circuito fechado para reuso de água no elevador das empilhadeiras.

Votorantim
Centro de Distribuição da Votorantim contará com sistema de reuso da água/Foto: Votorantim Cimentos/Divulgação

A estratégia diminui em até 20% o consumo do recurso hídrico na empresa. Segundo a Votorantim, a medida faz parte das metas de sustentabilidade que o grupo pretende colocar em prática em todas as suas unidades até o ano de 2030. O objetivo da multinacional é investir cada vez mais em tecnologias limpas em seus processos operacionais.


Leia também – Masterboi leva sua carne Halal para a maior feira do Oriente Médio

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -