Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

OAB elege 1ª presidente mulher e TJPE tem novo desembargador

Ingride Zanella derrotou Almir Reis, numa eleição acirrada pelo comando da OAB-PE, decidida com uma diferença de cinco pontos percentuais
Ingrid Zanella obteve mais de 11,4 mil votos e será a primeira mulher a comandar a OAB Foto: Divulgação
Ingrid Zanella obteve mais de 11,4 mil votos e será a primeira mulher a comandar a OAB Foto: Divulgação

Um dia marcante para o mundo Jurídico pernambucano. Pela primeira vez, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco será comandada por uma mulher. Ingrid Zanella foi eleita presidente da entidade, derrotando Almir Reis. Também nesta segunda-feira (18), a governadora Raquel Lyra escolheu o atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Marcos Antônio Matos de Carvalho, para ocupar a vaga destinada ao Quinto Constitucional do MPPE Tribunal de Justiça de Pernambuco. Por fim, foi eleita a lista sêxtupla para vaga no TJPE pelo Quinto Constitucional da advocacia.

Em uma eleição acirrada, a candidata da chapa Renovação Experiente, Ingrid Zanella recebeu os votos de 11.441 (49,91%) advogados, contra Almir Reis, da chapa Renova OAB, que obteve 10.175 votos (44,39%),

Com a vitória, Ela se torna a primeira mulher a comandar a OAB-PE em  seus 93 anos de existência e por onde já passaram 23 presidentes, todos homens, incluindo o último, Fernando Ribeiro Lins. Além disse, Ingrid terá como vice, a partir de janeiro para o triênio 2025-2027, outra mulher, a professora e advogada Schamkpou Bezerra.

“Sinto um misto de alegria e de responsabilidade. Assumimos diversos compromissos e vamos cumprir cada um deles no nosso mandato. Temos palavra e o senso do dever e sabemos da nossa missão para dar mais dignidade e autonomia à advocacia pernambucana. Me sinto honrada com essa confiança em mim depositada”, destacou Ingrid, agradecendo a toda advocacia “do Sertão ao cais”.

Vagas no TJPE

Depois de receber lista tríplice do Quinto Constitucional do Ministério Público de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, na tarde desta segunda-feira (18), o nome do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Marcos Antônio Matos de Carvalho, ocupará a vaga. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

- Publicidade -
Novo desembargador, Marcos Carvalho visitou o presidente do TJPE Ricardo Paes Barreto Foto Ivaldo Reges

A decisão da chefe do Executivo estadual levou em consideração a lista tríplice do MPPE, votada em sessão realizada nesta segunda, e entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto.

“É uma honra ser desembargador deste que é um dos mais importantes tribunais do Brasil, bicentenário. Espero poder contribuir à altura”, definiu Marcos Carvalho.

Lista sêxtupla da OAB

Ainda nesta segunda-feira (18), os advogados votaram para escolher a lista sêxtupla para a vaga da advocacia ao TJPE pelo Quinto Constitucional. São três mulheres e três nomes. Veja os escolhidos:

  • Adriana Caribé – 6.273 votos (mais votada entre as mulheres);
  • Carlos Gil – 5.983 votos (mais votado entre os homens);
  • Diana Câmara – 5.293 votos (2º mais votada entre as mulheres);
  • Taciana de Castro – 5.213 votos (3ª mais votada entre as mulheres);
  • Alexandre Bartilotti – 4.429 votos (2º mais votado entre os homens);
  • Paulo Artur Monteiro – 976 votos (pela cota racial).

Finalizada esta etapa, a relação dos escolhidos será enviada para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que escolherá os três nomes que serão enviados para a governadora Raquel Lyra (PSDB). Caberá a chefe do Executivo estadual escolher o nome do próximo desembargador ou desembargadora pelo Quinto Constitucional da Advocacia.

Veja também:

TJPE: mulheres são maioria na disputa pela vaga dos advogados para corte

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -