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Fábrica da Stellantis de Goiana (PE) vai fabricar sua própria energia até 2026

O uso da energia limpa vai contribuir para a Stellantis atingir as metas de descarbonização
A fábrica da Jeep de Goiana vai usar a energia gerada por um sistema de geração fotovoltaica. Foto: Jeep/Divulgação

A fábrica da Jeep de Goiana vai gerar a sua própria energia usando paineis fotovoltaicos até 2026, como disse o CEO da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappelano, nesta quinta-feira (05), numa entrevista coletiva on line. A empresa tem metas ambiciosas de descarbonização e pretende reduzir as suas emissões em 50% até 2030 e se tornar zero emissão até 2038.

Segundo Capepelano, o projeto da Stellantis é implantar em todas as plantas de produção geração autônomas com energia limpa. Isso vai fazer a companhia avançar no processo de descarbonização, que vai do berço do veículo ao túmulo, estimulando também os fornecedores da empresa a adotarem medidas para reduzir as suas emissões.

A Stellantis investiu US$ 100 milhões na compra de uma participação acionária da 360Energy, empresa argentina que desenvolve, constrói e opera parques solares fotovoltaicos. O anúncio da implantação da geração solar na fábrica da Jeep ocorre num momento em que o governo federal está preocupado com a estiagem no Centro-Sul do País e anunciou, nesta quinta-feira (05), várias medidas preventivas para garantir o fornecimento de energia para todo o País.

Mesmo com este cenário, Emanuele disse acreditar que vai haver energia para as fábricas da Stellantis continuarem produzindo “a não ser que haja condições extraordinárias”. Ainda na coletiva, o CEO da Stellantis afirmou que a futura produção dos veículos biohíbridos a etanol “vai aumentar o parque de fornecedores no Nordeste e novos investimentos podem acontecer.

“O melhor julho” da Stellantis nos últimos tempos

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Ainda na coletiva, Emanuele afirmou que o mercado brasileiro de venda de veículos está crescendo, o que está impulsionando a produção e as plantas. “Julho foi o melhor mês de produção e agosto (último) superou julho”, comentou. A fábrica de Betim, em Minas Gerais, teve recorde de produção em Betim com 5.500 carros produzidos no mês passado.

Agosto último teve recorde em dose dupla no mercado sul-americano para a Stellantis, que registrou o melhor mês de produção de sua história neste continente com 88.709 veículos produzidos. No mês passado, o Polo Automotivo de Betim atingiu o maior volume de veículos produzidos desde 2021, quando a Stellantis foi criada.

Líder do mercado automotivo na região, a Stellantis alcançou a marca de 68,6 mil unidades vendidas no Brasil, representando um aumento de 3,1 mil emplacamentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, e participação de 30,7%. De janeiro a agosto, a companhia comercializou mais de 456 mil unidades, com 29,8% de market share no acumulado do ano. Em julho último, a empresa também alcançou o marco de 1 milhão de jeeps produzidos no País que saíram da fábrica da montadora em Goiana, Pernambuco.

Emanuele Cappelano disse também que o primeiro veículo dentro da plataforma Bio-Hybrid da montadora está em produção, mas não informou quando será o lançamento nem a unidade que está produzindo o carro que combina uma maior eletrificação com o uso do etanol e deve ser lançado até o final deste ano. Em 2024, a Stellantis lançou sete veículos e tem mais três lançamentos previstos.

Investimento de US$ 385 milhões na fábrica de Córdoba, na Argentina

Fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina. Foto: Divulgação

Ainda na coletiva realizada nesta quinta-feira, Emanuele anunciou um investimento de US$ 385 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) no Polo Automotivo Stellantis de Córdoba, na Argentina. Os recursos serão usados para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e novo motor. Lá, também será instalado um sistema de geração de energia renovável que vai abastecer todos os sistemas produtivos da fábrica.

O investimento a ser realizada na unidade de Córdoba faz parte do investimento de R$ 32 bilhões anunciado pela empresa. Além da unidade argentina, estão incluídos os seguintes investimentos: Unidade de Goiana (R$ 13 bilhões), unidade mineira de Betim (R$ 14 bilhões) e planta carioca de Porto Real (R$3 bilhões) a serem realizados entre 2025 e 2030.

Na planta de Córdoba é fabricado o carro mais vendido dos últimos três anos no mercado argentino, o Fiat Cronos, um dos mais exportados para a região, especialmente para o Brasil, onde também é líder do segmento.

Além da Jeep, a Stellantis é dona de marcas icônicas no setor automotivo como como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. 

*Com informações da Stellantis

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