
A Eletrobras-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) investiu cerca de R$ 127 milhões para reforçar a Subestação Bongi, na capital pernambucana, ampliando de forma expressiva a capacidade de receber energia na Região Metropolitana do Recife (RMR). A potência de transformação do equipamento mais que dobrou, passando de 400 MVA para 900 MVA, o que aumenta a disponibilidade de energia na subestação. Isso aumenta a confiabilidade do sistema e garante maior flexibilidade no fluxo de carga do Grande Recife.
A obra é importante porque traz mais segurança ao sistema como um todo. Concluída em agosto último, a obra incluiu a substituição de um transformador de 100 MVA por um novo de 200 MVA e a instalação de um módulo híbrido no barramento de 69 kV. Este tipo de equipamento aumenta a confiabilidade do sistema, porque integra várias funções – como disjuntores e seccionadores – em um só conjunto, permitindo manobras mais rápidas e seguras, necessárias, por exemplo, quando ocorre um apagão.
A entrega da obra faz parte do plano de reforço da rede de transmissão definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2022 para deixar o sistema mais robusto. O investimento deve gerar uma Receita Anual Permitida de R$ 4,97 milhões.
Segundo a Chesf, todo o processo seguiu padrões técnicos, ambientais e de segurança, reforçando o compromisso da Eletrobras com a modernização da infraestrutura elétrica e a segurança das operações.
*Com informações da Chesf
Leia também
Eletrobras e Chesf lançam o Polo NE de Inovação no Porto Digital
Alagoas lidera produção de bioenergia no NE a partir do bagaço da cana











