![Senado projeto incentivo produção de cana para biocombustíveis](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2024/12/683fafd8-5e53-4f72-bf78-f418de8ecd08.jpeg)
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou edital para selecionar projetos de estudos e pesquisas sobre transição energética e neoindustrialização verde, com foco no Nordeste. O edital tem o valor total de R$ 6 milhões a ser aportado em projetos cobrindo temas relacionados à superação de desafios da transição energética do Brasil e à atração de atividades produtivas de baixo carbono. A iniciativa tem o apoio do Instituto Itaúsa.
Poderão submeter propostas organizações sem fins lucrativos; organizações da sociedade
civil; instituições acadêmicas e de ensino superior; think tanks; consultorias privadas; entre
outras. Cada proponente poderá obter até R$ 745 mil para o seu projeto
As propostas deverão ser apresentadas até as 16h do dia 07 de março deste ano. Maiores detalhes podem ser encontrados no edital. Entre os temas abordados pelo edital estão modelos de tarifação de energia capazes de garantir tarifas justas e expansão em renováveis; estudos para novas cadeias industriais de baixo carbono e biocombustíveis; e proposição de incentivos para acelerar a economia verde e justa.
Maiores detalhes podem ser encontrados no edital. “Trabalhar com editais é um importante avanço no modo de operação do iCS. Ampliamos ainda mais a transparência e o acesso à informação, potencializando a possibilidade de organizações que não necessariamente conhecem o iCS acessar os recursos”, afirmou a diretora-executiva do iCS, Maria Netto, acrescentando que a iniciativa também pretende promover soluções mais inovadoras.
Segundo o Head de Sustentabilidade e diretor-executivo do Instituto Itaúsa, Marcelo Furtado,
“a transição energética tem papel chave na mitigação e adaptação climática. O edital reflete
nossa visão de promover uma economia que combine redução de emissões, inclusão social
e desenvolvimento sustentável. A Região Nordeste, com seu enorme potencial em energias
renováveis, é essencial para liderar essa agenda”.
![cana-de-açúcar - produção -Pixabay](https://movimentoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2024/03/sugarcane-253205_640.jpg)
Energia em transição
O edital inclui sete linhas temáticas: tarifação de energia elétrica; Hubs de armazenamento de energia; indústria de baixo carbono no Nordeste; sistemas de armazenamento de energia em contexto de restrição hídrica e curtailment (cortes de geração); impactos econômicos da transição energética; modelos fiscais e incentivos para uma economia verde e justa no Brasil; descarbonização do transporte de longa distância: os limites e oportunidades do
etanol e do biometano.
O iCS é uma organização filantrópica que apoia o enfrentamento das mudanças climáticas,
com foco no Brasil, por meio do emprego de um rol amplo de abordagens e ferramentas
que vão desde o apoio institucional e financeiro a organizações sem fins lucrativos,
passando por apoio ao desenvolvimento de pesquisas técnicas e científicas, formação de
redes e desenvolvimento de capacidades em diferentes segmentos econômicos da
sociedade brasileira.
Integrante do grupo Itaú, o Instituto Itaúsa faz parte da estratégia de sustentabilidade e visão de ESG da holding e atua, desde 2023, com o objetivo de acelerar a transformação econômica do país em direção a uma economia produtiva e positiva para o clima, para a natureza e para as pessoas, realizando investimentos diretos ou coinvestimentos com parceiros filantrópicos.
Leia também
ONS propõe expansão da infraestrutura de energia e causa debate