Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Setor do gás se reúne para discutir novos mercados e infraestrutura

O seminário contará com a presença de autoridades e especialistas do setor e será dividido em três painéis principais sobre gás
gás natural Petrobras preço combustível tubulação
Foto: Agência Petrobras/Divulgação

Nesta sexta-feira (08), a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) realizam o evento “Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável e Igualitária” no Recife Expo Center. A iniciativa busca reunir líderes do setor público e privado para debater o papel do gás natural na transição energética brasileira.

Segundo o diretor-presidente da Copergás, Felipe Valença, o evento se faz necessário para dar protagonismo ao gás. “Iremos discutir três pontos essenciais na cadeia do gás: competitividade, infraestrutura e novos mercados”, explica, citando medidas que aumentem a competitividade e deixem o preço do gás mais barato, principalmente para a indústria e a mobilidade.

Segundo Valença, a redução no preço do gás é fundamental para deixar a indústria, que muitas vezes usa carvão, mais competitiva e mais limpa sob o ponto de vista ambiental. “O gás pode reduzir em até 25% a emissão de carbono”, sustenta. E melhorar a infraestrutura para a distribuição do gás é fundamental para que ele chegue a centros produtores e reduza o preço da molécula para consumidores que estão mais distantes.

Felipe Valença, que é preciso avançar com a prospecção de novos mercados. E cita o exemplo de Bogotá, como exemplo bem sucedido do gás no transporte público, que tem 2 mil ônibus movidos a gás natural. “Se todos os ônibus do Grande Recife fossem a gás, aumentaria em 25% o consumo de gás natural”. O uso desse insumo no transporte público ajudaria a diluir o custo de operação das distribuidoras, tornando-as mais competitivas.

O diretor-presidente da Copergás acrescenta que o encontro representa “uma oportunidade de diálogo entre diversos setores, reafirmando o compromisso com uma matriz energética sustentável”. Valença destaca a importância do gás natural como peça essencial no processo de transição e na criação de um ambiente colaborativo que possa superar os desafios do setor.

- Publicidade -

Programação do evento

O seminário contará com a presença de autoridades e especialistas do setor e será dividido em três painéis principais:

  1. Painel 1 – Gás Natural para uma Transição Energética Sustentável: Desafios e Oportunidades para o Brasil
  • Palestra de Adriano Pires (CBIE) e debatedores de instituições como MME, EPE e FIEPE. Moderador: Bruno Armbrust (ARM Consultoria).
  1. Painel 2 – Infraestrutura de Gás Natural: Desafios para Expansão
  • Palestra de Bruno Armbrust, com participação de representantes da ANP, TAG, CEGÁS e SCGÁS. Moderador: Rafael Lamastra (Compagas).
  1. Painel 3 – Ampliação da Oferta e Novos Mercados para Gás Natural e Biometano
  • Palestra de Álvaro Tupiassu (Petrobras), com debatedores como CEOs da Commit, Energisa, Gasmar e ABIOGÁS. Moderadora: Sylvie D’Apote (IBP).

Serviço
Data: 8 de novembro de 2024
Horário: 8h30 às 16h
Local: Recife Expo Center, Cais Santa Rita, 156, São José, Recife/PE
Inscrições: gratuitas até 5 de novembro no site www.abegas.org.br/formulario-de-inscricao-para-o-seminario
Mais informações: [email protected] | (21) 3970-1001 / (21) 3995-4325

Leia também:

Feira para quem gosta de tatuagem e piercing no Expo Recife

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -