O Ministério das Minas e Energia (MME) abriu chamada pública para identificar propostas para projetos de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono. O objetivo é a descarbonização da indústria brasileira.
A consolidação de polos (hubs) de hidrogênio de baixa emissão faz parte do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), cujo Plano de Trabalho Trienal 2023-2025 estabeleceu que a implantação dos hubs é estratégica para a meta de descarbonização da economia nacional até 2035.
A manifestação de interesse aberta pelo MME se dá com a colaboração do Brazil-UK Hydrogen HUB (HUB H2) no âmbito da cooperação Brasil – Reino Unido e pretende identificar propostas de apoio ao desenvolvimento de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono em escala comercial.
Hub deve ter sinergia com infraestrutura
As propostas ideias serão aquelas que tenham maior sinergia entre a geração de energia e o uso de infraestruturas associadas, com o intuito de catalisar os esforços nacionais para a descarbonização de setores de difícil abatimento. Nesse caso, as infraestruturas necessárias à produção, armazenamento e transporte de hidrogênio de baixo carbono também devem ser parte do hub.
O período de candidaturas inicia-se em 3 de outubro e estará aberto até as 23h59 do dia 2 de novembro de 2024.
Os candidatos cuja proposta seja selecionada serão notificados até 06 de dezembro, salvo especificação em contrário.
Leia também:
Setor de eólica e solar enxerga com bons olhos leilão de armazenamento em baterias