Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o Fórum Nordeste 2024 realizado pelo Grupo EQM, presidido pelo empresário do setor sucroenergético Eduardo de Queiroz Monteiro, reúne nesta segunda-feira (2), no Recife, especialistas nos principais temas vinculados à transição energética. Ao todo, serão seis painéis que acontecerão das 8h às 17h no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, abordando a descarbonização da economia, biocombustíveis, inovação em bioenergia e os novos negócios nesta área.
A 13ª edição do evento voltado para convidados e credenciados ocorre uma semana depois da aprovação da Política Nacional de Transição Energética (PNTE). Uma oportunidade para os principais protagonistas do setor sucroenergético do país debaterem com investidores, empreendedores, especialistas do setor e professores das universidades o impacto da reforma tributária, os rumos da economia de baixo carbono e estratégias da indústria automobilística.
As palestras do Fórum Nordeste 2024 vão tratar da reforma tributária no ambiente de negócios; estratégias de descarbonização e o desenvolvimento local; eletrificação da economia e mercado livre; o potencial do Brasil na transição energética; o gás como agente da transição energética; e os avanços da economia de baixo carbono.
O primeiro painel terá uma palestra de Bernardo Appy, secretário extraordinário para a Reforma Tributária no Ministério da Fazenda. O mediador será o presidente do Sindaçúcar de Pernambuco, Renato Cunha; com participação do CEO da União da Indústria da Cana e da Bioenergia (Unica), Evandro Gussi; o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos; e o presidente do conselho de administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.
“Estratégias de descarbonização e desenvolvimento local” é o título da palestra no segundo painel, que contará com a visão de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis. O mediador será o líder agroindustrial e industrial de Goiás, André Luiz Baptista Lins Rocha; com a participação do presidente do Sindalcool Paraíba, Edmundo Coelho Barbosa; e do secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério das Minas e Energia, Pietro Adamo Mendes.
O terceiro painel tratará da “Eletrificação da economia e mercado livre: descarbonização com redução de custos da cadeia produtiva”, por Phyllipe Pinheiro Morais, gerente do departamento de Soluções Verdes Industriais da Neoenergia. A mediação ficará com a diretora comercial da Neoenergia, Rita Knop; com a participação do senador por Pernambuco, Fernando Dueire; e da secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
Entre os painéis baseados em dados, haverá a análise de Plínio Nastari, CEO da Datagro, que falará sobre “O potencial do Brasil na transição energética”. Pedro Robério Nogueira, Presidente Sindaçucar Alagoas, fará a mediação com a participação da diretora da Agroserra Industrial e da FIEMA, Cíntia Cristina Ticianeli; do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; e do presidente executivo da União Nacional de Etanol de Milho, Guilherme Nolasco.
A substituição dos combustíveis é um processo em várias etapas e “O gás natural como agente na transição energética” é o tema da palestra do diretor técnico comercial da Copergás, Roberto Zanella. A mediação do painel será do CEO da Datagro, Plínio Nastari, com as participações do diretor da OnCorp, João Guilherme Matos; do CEO da Geo Biogás & Tech, Alessandro Gardemann, e do presidente executivo da União Nacional de Bioenergia, Antonio Cesar Salibe.
Encerramento do Fórum
O dia de debates e trocas de ideias do Fórum Nordeste 2024 será concluído depois do painel sobre “Avanços no Brasil rumo a uma economia de baixo carbono”, com o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, como palestrante. O mediador será o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues. Contará com a participação da coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), doutora Amanda Gondim; e do sócio da Cedes Consultoria, professor Ecio Costa.
O Grupo EQM é controlador das Usinas Utinga, em Alagoas, e Cucaú, em Pernambuco, estado no qual mantém um grupo de comunicação. O presidente do grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, defende a troca de ideias e experiências, em busca de novas soluções sustentáveis, a partir das suas próprias empresas, que adotam as práticas de políticas de ESG.
Leia mais: Brasil avança com aprovação da Política Nacional da Transição Energética