Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Parque eólico da Enel inicia operação na Bahia com 43 aerogeradores

Em pouco mais de dois meses, este é o segundo empreendimento eólico da Enel a entrar em operação no país
Complexo Eólico Pedra Pintada da Enel
Complexo Eólico Pedra Pintada da Enel/Foto: divulgação

Começou a operar nesta quarta-feira o Complexo Eólico Pedra Pintada (194 MW), localizado nos municípios de Umburanas e Ourolândia, na Bahia. Com investimentos da ordem da R$ 1,8 bilhão, o complexo eólico atingiu pleno funcionamento seis meses antes do previsto no cronograma inicial do projeto.

O novo parque eólico, um investimento da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, é composto por 43 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 894 GWh por ano, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 435 mil residências. A produção de energia da usina tem potencial para evitar a emissão de 374 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Este é o segundo parque eólico da Enel Green Power a entrar em operação comercial no país este ano, após a recente inauguração de Aroeira (348 MW), localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, na mesma região em que está instalado o projeto Pedra Pintada. Ao todo, a EGP gerou 6 mil empregos na construção dos dois empreendimentos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região.

“Há cerca de 10 anos, a Bahia recebeu as primeiras usinas eólicas da Enel Green Power no Brasil. Com o início das operações de Pedra Pintada, mostramos que esta antiga parceria está cada vez mais fortalecida. Temos orgulho de ser o principal player de energia eólica da Bahia e do Brasil”, afirma Bruno Riga, Responsável pela Enel Green Power no Brasil.

Capacidade da Enel do Brasil

No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 6 GW, dos quais mais de 3,3 GW são de fonte eólica, mais de 1,5 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW hidroelétrica.

- Publicidade -

A geração eólica tem sido um problema para muitas comunidades onde as torres são instaladas, como mostrou recente série de reportagem do Movimento Econômico. Ao comunicar a operação de seu novo parque a Enel teve a preocupação de informar que desenvolveu diversas ações de sustentabilidade nas áreas próximas aos parques Pedra Pintada e Aroeira. Segundo a empresa, foram beneficiados mais de 28 mil moradores nos municípios da área de influência dos parques, em 39 iniciativas nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional.

A empresa priorizou a contratação de trabalhadores de comunidades locais durante a fase de obras dos dois parques eólicos e realizou, em parceria com o Senai, 16 cursos profissionalizantes nas cidades de Umburanas e Ourolândia, com 160 formandos.

A Enel Green Power, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 64 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

Leia também:

O impacto das eólicas foi desigual para os nordestinos do semiárido

Energias renováveis são a segunda causa do desmatamento da caatinga

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -