Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Parque eólico da Enel inicia operação na Bahia com 43 aerogeradores

Em pouco mais de dois meses, este é o segundo empreendimento eólico da Enel a entrar em operação no país
Da Redação ME
Da Redação ME
redacao@movimentoeconomico.com.br
Complexo Eólico Pedra Pintada da Enel
Complexo Eólico Pedra Pintada da Enel/Foto: divulgação

Começou a operar nesta quarta-feira o Complexo Eólico Pedra Pintada (194 MW), localizado nos municípios de Umburanas e Ourolândia, na Bahia. Com investimentos da ordem da R$ 1,8 bilhão, o complexo eólico atingiu pleno funcionamento seis meses antes do previsto no cronograma inicial do projeto.

O novo parque eólico, um investimento da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel no país, é composto por 43 aerogeradores e será capaz de gerar mais de 894 GWh por ano, o equivalente à energia necessária para abastecer cerca de 435 mil residências. A produção de energia da usina tem potencial para evitar a emissão de 374 mil toneladas de CO2 na atmosfera anualmente.

Este é o segundo parque eólico da Enel Green Power a entrar em operação comercial no país este ano, após a recente inauguração de Aroeira (348 MW), localizado nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, na mesma região em que está instalado o projeto Pedra Pintada. Ao todo, a EGP gerou 6 mil empregos na construção dos dois empreendimentos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região.

“Há cerca de 10 anos, a Bahia recebeu as primeiras usinas eólicas da Enel Green Power no Brasil. Com o início das operações de Pedra Pintada, mostramos que esta antiga parceria está cada vez mais fortalecida. Temos orgulho de ser o principal player de energia eólica da Bahia e do Brasil”, afirma Bruno Riga, Responsável pela Enel Green Power no Brasil.

Capacidade da Enel do Brasil

No Brasil, o Grupo Enel possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 6 GW, dos quais mais de 3,3 GW são de fonte eólica, mais de 1,5 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW hidroelétrica.

- Publicidade -

A geração eólica tem sido um problema para muitas comunidades onde as torres são instaladas, como mostrou recente série de reportagem do Movimento Econômico. Ao comunicar a operação de seu novo parque a Enel teve a preocupação de informar que desenvolveu diversas ações de sustentabilidade nas áreas próximas aos parques Pedra Pintada e Aroeira. Segundo a empresa, foram beneficiados mais de 28 mil moradores nos municípios da área de influência dos parques, em 39 iniciativas nas áreas de educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional.

A empresa priorizou a contratação de trabalhadores de comunidades locais durante a fase de obras dos dois parques eólicos e realizou, em parceria com o Senai, 16 cursos profissionalizantes nas cidades de Umburanas e Ourolândia, com 160 formandos.

A Enel Green Power, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável e está presente na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 64 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

Leia também:

O impacto das eólicas foi desigual para os nordestinos do semiárido

Energias renováveis são a segunda causa do desmatamento da caatinga

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -