Apagão atinge 25 Estados e o Distrito Federal

O apagão só não atingiu o Estado de Roraima

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
apagão- linhas de transmissão -subestação do Piauí
O problema que causou o apagão ocorreu entre as conexões de energia do Norte-Nordeste e Sudeste. Foto: Marcello Casal Júnior/ Agência Brasil.

Não foi uma mera falta de energia tão comum no Brasil. O apagão atingiu 25 Estados e o Distrito Federal, começando às 8h31. A energia foi reestabelecida para grande parte do País por volta das 9h30m. O serviço será energia reestabelecido aos poucos e por isso há lugares que vão demorar mais pra voltar ao normal. O abastecimento já foi normalizado no Sudeste e Centro-Oeste do País.

Somente o Estado Roraima não foi atingido pelo apagão, porque é um sistema isolado e não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Extra-oficialmente, circulou que o problema que causou o apagão ocorreu numa linha de distribuição na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

Em Pernambuco, 35% das cargas foram afetadas em todas as regiões do Estado, segundo informações da Neoenergia, que informou também que “a ocorrência teve início às 8h31 e o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente. O restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 10h37. A. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo ONS”.

Na Bahia, o apagão atingiu mais de 400 dos 417 municípios daquele Estado e paralisou o metrô de Salvador.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) é responsável pela gestão do Sistema Interligado Nacional que abastece 99% do País. Em nota, a ONS informou que a “ocorrência no SIN interrompeu 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.

Ainda de acordo com o ONS, “às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”.

Segundo o ONS, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi concluídas nas regiões Sul e Sudeste, como informou à ONS às 10h09m.

Às 10h45m, foram recompostos 13,5mil e as regiões Norte e Nordeste tinham, respectivamente, 30% e 70% do serviço reestabelecido, segundo informações do ONS. Ambas as regiões foram mais atingidos pelo apagão.

Extra-oficialmente, circulou que o problema que causou o apagão ocorreu numa linha de transmissa

Leia também

Apagão de energia no litoral de Alagoas afeta cidades turísticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias