Da Redação
O Comitê de Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) acaba de lançar a “Cartilha de Segurança para o Consumidor Digital”, que descreve novos golpes da internet, traz dicas para evitar e se proteger e dá orientações sobre o que precisa ser feito caso o consumidor tenha sido vítima de uma fraude online.
“O distanciamento social provocado pela pandemia contribuiu para o aumento da quantidade de compras e transações financeiras realizadas pela Internet e para o crescimento de mais de 100% do faturamento do e-commerce, comparando o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2019”, diz Gerson Rolim, consultor do Comitê de Antifraude. Ele comenta que os bandidos também aproveitaram a oportunidade para criar novos golpes, como o do perfil falso do WhatsApp, e repaginar alguns antigos, como o da falsa central telefônica.
Com mais de 100 milhões de usuários no país, o WhatsApp é o alvo principal dos golpistas. A cartilha mostra como o aplicativo de mensagens está sendo usado para extorquir dinheiro dos contatos das vítimas, usando as facilidades dos meios de pagamento instantâneo, como Pix e WhatsApp Pay.
A Cartilha também aborda sete novos golpes: Meios de Pagamento Instantâneos; Roubo de celulares; Clonagem de WhatsApp; Perfil Falso do WhatsApp; Sequestro de Contas; Falsa Central de Atendimento e Falsa Vaga de emprego.
Traz, ainda, dicas básicas de segurança e sites úteis que podem ajudar o consumidor a identificar se seus dados pessoais vazaram e estão sendo utilizados pelos bandidos para a aplicação de outros golpes.
“Durante a pandemia, 6 em cada 10 usuários de internet sofreram alguma fraude financeira no Brasil”, diz Rolim, citando dados de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas realizada em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Foram cerca de 16,7 milhões de brasileiros prejudicados por golpes virtuais”.
Segundo Rolim, os golpes atingiram consumidores de todas as classes sociais, idades, gênero e nível de escolaridade e mostraram uma capacidade de adaptação dos fraudadores jamais vista. “Com a aproximação da estação de compras – Black Friday e Natal -, a tendência é que o número de golpes aumente. Por isso as orientações da cartilha são fundamentais”.
“Além dos investimentos em segurança feito pelas companhias, é cada vez mais essencial atuarmos na educação digital dos usuários, uma vez que muitos dos golpes ocorrem por engenharia social, ou seja, quando os golpistas utilizam de técnicas para enganar o usuário e conseguir as informações que precisam. Assim como adotamos atitudes seguras ao nos locomovermos nas ruas, devemos estar atentos também no ambiente virtual para termos uma melhor e mais segura experiência na internet”, explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX e coordenador do Comitê de Antifraude da câmara-e.net.
A Cartilha de Segurança para o Consumidor Digital está disponível para download no site da camara-e.net, nos seguintes formatos:
E-book: https://observatore.org/cartilha_antifraude_consumidor.pdf
Vídeo: https://observatore.org/cartilha_antifraude_consumidor.mp4