As vendas de veículos novos cresceram 15,48% no mês de janeiro. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que as vendas de motocicletas foram superiores às de veículos automóveis de passeio. O estado ficou acima da média nacional, que foi de 5,9%.
O levantamento da Fenabrave inclui vendas de automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões, ônibus e motocicletas. Segundo os dados, Alagoas registrou a venda de 5.915 veículos, incluindo categorias leves e pesadas. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registradas 5.122, notamos aumento de 15,48% nas vendas.
As motocicletas tiveram aumento de 16,18% no comparativo, totalizando 3.820 novas unidades vendidas no estado em janeiro. Em janeiro de 2024 foram vendidas 3.288 novas motocicletas em Alagoas.
Ainda segundo os dados da Fenabrave, o estado contabilizou a venda de 1.443 carros de passeio, que também aumentaram 12,91% na comparação com janeiro de 2024, quando foram registradas a venda de 1.278 automóveis.
No comparativo nacional, o Brasil registrou em janeiro a venda de 341.435 unidades, o que representa alta de 5,9% na comparação com janeiro do ano passado e é o melhor desempenho para o mês desde 2015.
Aumento nas vendas de veículos aponta recuperação do setor
De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o resultado aponta recuperação do mercado automotivo, sobre janeiro do ano passado, apesar da queda registrada em quase todos os segmentos, em relação a dezembro de 2024.
“O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar, além de ser uma época em que muitos consumidores saem em férias e acabam postergando a decisão de compra de veículos. Ainda assim, tivemos um resultado positivo frente a janeiro de 2024”, analisou o Presidente da Fenabrave.
Com relação ao bom resultado de vendas de motocicletas, o presidente da Fenabrave analisa que a alta nas vendas reflete a procura de veículos para trabalhar e a mobilidade individual que a categoria oferece.
“Além disso, também temos a crescente busca por mobilidade individual e esses dados devem novamente puxar os números do segmento para cima em 2025”, disse.
No país, as motocicletas tiveram aumento de 6,02% no comparativo entre janeiro deste ano com o mesmo mês de 2024. No mês passado, foram vendidas 151.952 motocicletas em todo o Brasil.
A Fenabrave projeta que a frota de veículos no Brasil siga em expansão, com previsão de elevação de venda de 5% nos veículos leves (comerciais e de passeio), chegando em dezembro com 2.608.977 milhões de novas unidades vendidas.
O maior crescimento é esperado para a aquisição de novas motocicletas. A Federação projeta um aumento de 10% nas vendas, com projeção de vendas de 2.063.493 milhões de novas unidades em todo o país.
Leia mais: Confiança do empresário de Maceió cai 3,3% em janeiro, aponta Fecomércio-AL