O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 4,9% no terceiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2023, segundo informações da Agência Condepe-Fidem. As atividades que mais contribuíram para esta alta foram: agropecuária com um acréscimo de 11,4%, indústria (5,3%) e Serviços (3,2%). Os serviços respondem por mais de 70% do PIB estadual.
Com o crescimento deste trimestre, Pernambuco tem a expectativa de alçancar em 2024, o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos, segundo uma projeção feita pelo governo do Estado.
Os números foram divulgados no Congresso Estadual de Vereadores (as) e servidores (as) de Câmaras Municipais e Prefeituras de Pernambuco, realizado no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú, pela governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta quarta-feira (11). “A gente comemora o crescimento de 4,9% do PIB no último trimestre. Isso não é fruto do acaso, é fruto de muito trabalho, mas não do meu sozinha. Compartilho isso com quem faz a economia de Pernambuco girar e também com os municípios pernambucanos, que têm trabalhado de maneira incansável para dar condições para que novos negócios possam ser abertos, a gente tenha mais emprego correndo e a economia girando”, celebrou a governadora Raquel Lyra.
Na história recente, o maior crescimento do PIB do Brasil e de Pernambuco aconteceram ambos em 2010.
PIB de Pernambuco cresce mais do que o do Brasil
O PIB do Brasil cresceu 4% comparando o terceiro trimestre deste ano, com o mesmo período do ano passado, embora tenha registrado uma alta de 0,9% contra o trimestre anterior. Há uma tendência desaceleração da economia no quarto trimestre deste ano por vários motivos incluindo o fato de que o ajuste fiscal do governo federal não foi bem recebido pelo mercado.
Na noite desta quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano. Isso também deve contribuir para uma desaceleração da economia no quarto trimestre e no próximo ano. Quando os juros sobem, geralmente há uma retração da atividade econômica, provocando a redução da produção e dos investimentos.
*Com informações do governo de Pernambuco
Leia também
Copom surpreende e eleva juros básicos da economia para 12,25% ao ano