Um boletim divulgado pela Aena Brasil contendo dados sobre o tráfego de passageiros e operações nos terminais administrados na região Nordeste aponta que houve um aumento de 8,7% no fluxo de passageiros nos aeroportos de Maceió, Recife, Aracaju, João Pessoa, Juazeiro do Norte e Campina Grande. Os dados analisam a movimentação entre os meses de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo a Aena, entre janeiro e outubro deste ano, 13.143.416 passageiros passaram pelos seis aeroportos geridos pela empresa no Nordeste entre embarques e desembarques.
Em números absolutos, o Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre foi o terminal administrado pela Aena que mais registrou passageiros em embarque ou desembarque. De janeiro a outubro foram 7.956.408, com um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês de outubro, circularam pelo aeroporto pernambucano 855.412 pessoas. No comparativo com outubro de 2023, houve aumento de 8,8%.
O aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, aparece como o segundo com maior fluxo de passageiros, com um total de 2.185.376 de passageiros entre janeiro e outubro, registrando um aumento de 14,3% em comparação à 2023.
Em outubro, o aeroporto de Maceió recebeu 236.237 mil passageiros, número que é 16,3% maior que o registrado em outubro do ano passado.
Aeroportos nordestinos aumentam fluxo de passageiros
O aeroporto internacional de Aracaju teve um crescimento de 17,8% no mês de outubro, percentual referente a 116.059 embarques e desembarques. Já no acumulado de janeiro a outubro deste ano, 1.039.931 passageiros embarcaram ou desembarcaram em Aracaju, um aumento de 7,6% comparado ao mesmo período do ano passado.
O aeroporto de João Pessoa teve a maior alta percentual entre os terminais administrados pela Aena no Nordeste no mês de outubro, com 22,5%, com um total de 149.802 passageiros que passaram pelo terminal. No acumulado do ano, a capital paraibana teve um fluxo de 1.304.814 de pessoas que embarcaram ou desembarcaram no aeroporto, aumentando em 12,4% o percentual em comparação ao mesmo período de 2023.
O aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) registrou 418.271 passageiros no acumulado do ano, o que significou um aumento de 3,7% em comparação ao ano passado. Deste total, 39.485 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal no mês de outubro.
Já em Campina Grande (PB), 238.616 passageiros passaram pelo aeroporto da cidade entre janeiro e outubro deste ano. Segundo a Aena o número representa um aumento de 36,2% em comparação ao total registrado no mesmo período em 2023. O fluxo teve uma queda de 57,5% no mês de outubro, que registrou 11.819 embarques e desembarques.
Fluxo em aeroportos beneficia o turismo
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, ressaltou o aumento significativo do número de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de janeiro a outubro, deste ano, em comparação com o mesmo período em 2023, atribuindo ao trabalho feito pelo Governo do Estado.
“São mais de 2 milhões de passageiros desembarcando em solo alagoano levando em consideração os 10 primeiros meses do ano. Isso significa um aumento de mais de 14% em relação ao mesmo período, ano passado. Além disso, só no mês de outubro foram mais de 200 mil turistas passando pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Isso demonstra o nosso fortalecimento no mercado e como o Destino Alagoas tem crescido de forma contínua, graças ao trabalho feito pela Setur, com todo apoio do Governo do Estado. São investimentos em diferentes frentes, que fazem parte do segmento, seja na qualificação pessoal dos alagoanos, nas rodovias, além da gastronomia, rede hoteleira, praias, entre outros pontos que encantam todos que nos visitam. Um momento incrível para o turismo alagoano”, disse a gestora.
O secretário de Turismo de Sergipe, Marcos Franco, destaca que esses dados estatísticos tão positivos para o setor do turismo são resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção do destino Sergipe.
“Em 2024, intensificamos as ações, participando de feiras como Abav, Avirrp e Festuris, entre outras. Capacitamos agentes de viagens sobre o destino Sergipe e ampliamos ações de mídia compartilhada com operadoras de viagens, a exemplo da Frt. Tudo isso para mostrar que Sergipe é um destino acolhedor, cheio de atrativos turísticos incríveis e diversos, como as nossas belas praias, o Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, os nossos festejos juninos e outras tantas manifestações culturais, além da nossa gastronomia”, disse.
Leia mais:
Aeroportos de Maceió e mais cinco do NE terão salas para passageiros autistas
Alta temporada deve injetar mais de R$ 2,5 bi na economia de Alagoas