O governo sergipano deu início às discussões para implantação de um recinto alfandegário no Aeroporto Internacional Santa Maria, localizado em Aracaju, que pretende facilitar as atividades de declaração de trânsito aduaneiro. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (27) entre integrantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Aeroportos Nordeste do Brasil (Aena).
O chefe da administração aduaneira da Delegacia da Receita Federal de Aracaju, Gustavo Muniz, explicou que a ideia é aumentar a eficiência da logística para beneficiar o setor industrial de Sergipe. Além disso, a parceria com a Aena permitiria abrir uma nova frente de negócios com a recepção de cargas pelo modal aéreo e, eventualmente, a armazenagem dessas mercadorias em um entreposto aduaneiro.
“Também estamos considerando a possibilidade de incluir cargas do modal marítimo que chegam em trânsito aduaneiro até Sergipe. Isso beneficiará a indústria sergipana e o estado como um todo, reduzindo custos, aumentando a margem de lucro e, consequentemente, ampliando a perspectiva de investimentos”, disse Muniz.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, Valmor Barbosa, a iniciativa é parte do compromisso do estado para o avanço da economia. “Com a colaboração das entidades e órgãos que participaram desta reunião, estamos progredindo para facilitar a declaração de trânsito aduaneiro e introduzir voos internacionais. Estamos confiantes de que essas medidas trarão benefícios significativos para a economia local e fortalecerão nossa posição no cenário nacional”, declarou.
Essa atividade só será possível a partir do modelo e cronograma que a Receita Federal está desenvolvendo com o Novo Processo de Importação em nível nacional, a partir da ampliação da Declaração Única de Importação (Duimp). O tema já foi discutido pela Sedetec em oportunidade anterior com a presença da Sefaz, Receita Federal e Banco do Estado de Sergipe (Banese). A perspectiva é de que a implantação do novo sistema diminua o tempo logístico e traga competitividade para Sergipe, informou o governo sergipano.
Aeroporto de Aracaju ganha ampliação
Em junho, a Aena Brasil entregou as obras de reforma e ampliação no aeroporto de Aracaju. O terminal ganhou um novo projeto arquitetônico, com uma decoração que inclui três painéis com pinturas que retratam paisagens e o folclore de Sergipe. Transferida para o primeiro andar, a área de embarque foi mais que duplicada, passando de 735 m² para 2,2 mil m². Já o desembarque aumentou de 785 m² para 1,15 mil m². O terminal passou a contar com duas pontes de embarque (fingers) que, junto com as novas escadas rolantes e elevadores, proporcionam mais conforto e acessibilidade para os passageiros.
A Aena também adquiriu equipamentos tecnológicos para reduzir o tempo de espera. Foram instalados leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem, monitores do sistema informativo de voos e preparação para inspeção de volumes por raios-X. Além disso, toda a infraestrutura ganhou novas câmeras de segurança. Uma sinalização mais intuitiva em todo o terminal melhora o fluxo de passageiros, reforçados por nova pintura, iluminação e adaptações de acessibilidade. Também foi realizada a renovação completa dos banheiros.
Outro destaque da renovação do Aeroporto de Aracaju é o investimento nas melhorias com foco na sustentabilidade, com uso de energia 100% renovável, otimização da coleta e reaproveitamento de água, dentro dos padrões internacionais de respeito ao meio ambiente.
*Com informações Governo de Sergipe
Leia Mais: Banese, único banco público estadual do NE, lucra R$ 72,6 mi no 1º semestre