Pesquisa realizada pelo Sebrae Alagoas entre donos de pequenos negócios traçou um raio-x sobre as principais dificuldades e desafios a serem superados pelos empreendedores no estado. A principal queixa se refere à alta dos custos e os esforços para evitar repassar aos consumidores essas variações nos preços. Os dados têm como base informações coletadas no primeiro semestre deste ano.
A pesquisa, intitulada Pulsos, revela que 37% dos negócios que participaram do estudo afirmaram que o aumento com custos, insumos, mercadorias, aluguel e energia compõem os principais desafios a serem superados. Para esse grupo, a preocupação gira em torno da sustentabilidade financeira dos negócios.
A segunda maior dificuldade mencionada por 28% dos negócios é a falta de clientes, que tem impactado diretamente o faturamento e a capacidade de crescimento dos pequenos negócios.
A dificuldade em conseguir empréstimos também foi relatada por 45% dos donos de negócios ouvidos pelo Sebrae. Além disso, para 40% das empresas, as dívidas representam entre 30% e 50% dos custos mensais, o que demonstra uma carga financeira substancial.
Apesar de 86% dos entrevistados não terem sido afetados por eventos climáticos nos últimos 12 meses, 14% dos empresários ouvidos relataram impactos adversos, e 48% têm receio de que esses eventos possam prejudicar seus negócios no futuro.
A economista e analista do Sebrae Alagoas, Geanne Silva, disse ao Movimento Econômico que estes são os pontos mais desafiadores para os pequenos negócios alagoanos, mas que o Sebrae vem atuando para oferecer serviços e capacitações, para apoiar os empreendedores e orientar sobre os caminhos a serem seguidos.
“Entre alguns dos serviços oferecidos pelo Sebrae aos donos de pequenos negócios, as consultorias e capacitações são fundamentais para melhorar a gestão financeira, reduzir os custos operacionais e aumentar a competitividade. Essas ações incluem treinamentos em áreas como marketing digital, gestão de estoques e controle de fluxo de caixa”, explicou.
A adoção de tecnologias, como o e-commerce e técnicas de marketing digital têm sido ferramentas importantes para contribuir com o alcance dos pequenos negócios em Alagoas. “Na pesquisa, 73% desses pequenos empresários afirmaram que já utilizam redes sociais para vender seus produtos e nós no Sebrae auxiliamos com consultorias e outras ações para que a internet seja parceira nessa estratégia de expansão do leque de oportunidades de vendas desses empresários”, explicou Geanne.
Linhas de crédito auxiliam pequenos negócios
Geanne lembrou ainda que o próprio Sebrae disponibiliza acesso a crédito por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que possui faixas de garantias entre 10 e 700 mil reais. “O objetivo é facilitar o acesso ao crédito, oferecendo orientações sobre como elaborar um plano de negócios robusto e aumentar as chances de aprovação de empréstimos. Além disso, há programas específicos de microcrédito voltados para pequenos empreendedores”, disse.
No início de julho, o Sebrae, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), lançou o programa Acredita Sebrae, que vai facilitar o acesso a empréstimos diretos aos empreendedores e reduzir as taxas de juros cobradas no mercado. Por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gerido pelo Sebrae, o banco vai conceder crédito a quem busca recursos para melhorar as condições de seus negócios.
O programa reforça o compromisso em buscar caminhos para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios que buscam por crédito. Segundo o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, a instituição tinha um alcance de R$ 1 bilhão por ano e agora, através do Acredita, terá R$ 30 bilhões para oferecer aos pequenos negócios.
“A grande maioria do povo brasileiro, em especial no Nordeste, não tem acesso a financiamentos no mercado. No mundo, dois terços da economia é baseada no crédito. É inadmissível que um país cuja força produtiva está baseada na pequena empresa não ofereça acesso ao crédito a quem mais precisa, a quem mais gera emprego e renda no Brasil”, afirmou no lançamento do programa, realizado em Maceió.
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