O Mercado das Artes 31, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió, ganhou a primeira loja de comercialização do cooperativismo de Alagoas. O empreendimento é promovido pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e encerrou a agenda de atividades do mês do cooperativismo.
O espaço funcionará com uma loja butique e conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinhos, licor, leite, peças de artesanato.
A superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária de Alagoas, Maria Gurgel, explica que a loja, inaugurada na sexta-feira (26) fortalece o trabalho realizado pela Sedics.
“Ao oferecer esses produtos em um ponto turístico relevante, estamos fortalecendo nossa economia local e promovendo a riqueza cultural de Alagoas. É uma oportunidade para que turistas e moradores conheçam, valorizem e consumam o que temos de melhor”.
A proposta é criar uma vitrine para apresentar aos alagoanos e turistas que circulam pelo local os produtos genuinamente de Alagoas e transformar o Armazém em um ponto de referência para a comercialização das cooperativas e empreendimentos da economia solidária.
A secretária Alice Beltrão destaca que o Armazém demonstra, mais uma vez, o protagonismo do cooperativismo no Governo de Alagoas. “É uma oportunidade para os empreendimentos comercializarem diretamente suas produções e demonstrar o quanto existe de riquezas no estado”.
O espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas. Quem tiver interesse deverá preencher um formulário online, clicando no banner disponível no endereço eletrônico da Sedics (www.sedics.al.gov.br).
Mês do Cooperativismo
Ao longo de todo o mês de julho aconteceram diversas atividades e parcerias para fortalecer as cooperativas do estado. Também foi realizado o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovendo o encontro de mais de 200 cooperativas e o debate de estratégias e ações para o fortalecimento do segmento em Alagoas.
Para fomentar ainda mais o setor, foi lançado o programa Alagoas + Cooperativa, que visa integrar as ações de várias secretarias, órgãos e entidades.
Ainda segundo o governo de Alagoas, foram realizadas Conferências Territoriais de Economia Solidária, realizadas em Delmiro Gouveia e Maragogi, que reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Os encontros debateram o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico, propondo políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.
Leia mais: Caruaru recebe a 38ª Rodada de Negócios da Moda com apoio do Sebrae