Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Gigante de distribuição e logística de Alagoas investe R$ 30 mi em filial no RN

Grupo com 30 anos de atuação no mercado alagoano é referência em logística e distribuição de alimentos
Empresário Rafael Tenório
Empresário Rafael Tenório atua há mais de 30 anos no setor de distribuição de alimentos em Alagoas. Foto: Arquivo Pessoal

Referência no mercado de logística e distribuição em Alagoas, o grupo Rafael Tenório completará 30 anos de atuação no estado no início de 2025. Mas ainda no segundo semestre deste ano, o grupo concluirá as instalações de uma filial do grupo no município de Macaíba, região Metropolitana de Natal (RN), ampliando suas operações de logística.

O presidente do Grupo, Rafael Tenório, conversou com o Movimento Econômico e contou um pouco da trajetória de três décadas do empreendimento e da expansão com filiais pelo país. O estado do Rio Grande do Norte será o segundo a receber uma filial do grupo RT. Segundo Tenório, a expectativa é investir R$ 30 milhões na construção das instalações e aquisição de veículos para as operações de transporte. Assim como em Alagoas, o Grupo Rafael Tenório será o distribuidor de produtos da Nestlé no Rio Grande do Norte.

“Iniciamos esta operação em abril na cidade de Macaíba, estamos adquirindo a frota e construindo um prédio para abrigar toda a parte de logística e distribuição dos produtos da Nestlé para o estado do Rio Grande do Norte. Teremos uma média de 330 colaboradores, mas a intenção é atuar também na distribuição de produtos de outras empresas, expandindo a nossa operação lá no estado”, explicou.

Além do Rio Grande do Norte, o grupo alagoano também opera na logística e distribuição de produtos alimentícios no estado do Mato Grosso. Em Alagoas, o grupo conseguiu solidez e reconhecimento, agregando atuação nos segmentos de alimentos, pecuária, combustíveis, água mineral, logística, comércio e indústria.

Logística e Distribuidora Verdes Mares
Foto: Divulgação

Pioneirismo em logística em Alagoas

A relação do empresário Rafael Tenório com o setor de logística e distribuição no estado começou em 1982, há 42 anos. Ex-bancário, Rafael veio de São Paulo para Alagoas para abrir uma loja atacadista na região central de Maceió, no bairro da Levada, conhecida pelos grandes galpões e lojas que vendem ainda hoje fardos de alimentos no atacado.

- Publicidade -

“Naquela época ninguém falava em distribuidora, existiam atacados de alimentos e bebidas no bairro da Levada, na Rua Melo Morais e região. E foi na década de 90 que recebemos o convite para sermos os distribuidores da Nestlé em Alagoas e com isso fundei a Verdes Mares, a primeira empresa do setor de distribuição do estado. Depois vieram as outras empresas onde atuamos com outras marcas”, contou Rafael Tenório.

Com a expansão das atividades, o grupo cresceu, abriu uma empresa de logística e hoje atende todo o estado, realizando entregas saindo de Maceió para qualquer parte do estado em até 24 horas, garante o empresário. “O cliente mais distante que tenho fica em Delmiro Gouveia. Ele faz o pedido, faturamos e despachamos aqui da sede em Maceió e fazemos o transbordo na base de Arapiraca e de lá seguimos e entregamos geralmente no mesmo dia. Prezamos pela logística, pois estamos lidando com tempo, algo muito importante”, disse.

As empresas do grupo tiveram que passar por mudanças e se adequar às novas exigências tecnológicas e de mercado. A inteligência artificial é o grande desafio do mercado de forma geral e o grupo vem investindo na qualificação para acompanhar as mudanças nos próximos anos.

“Nos anos 2000 investimos muito em tecnologia e capacitação de pessoal, pois sabia que era importante qualificar as pessoas para operar as novas ferramentas tecnológicas. E hoje, com a inteligência artificial, não tem sido diferente. A Nestlé, por exemplo, já trabalha com aplicativos em que o cliente faz seu pedido sozinho, sem a necessidade de um representante. Mas tem certas coisas que a máquina ainda não faz e o toque humano, com a presença e a cumplicidade de nossos promotores de vendas é aliada à tecnologia para oferecer uma experiência mais qualificada aos nossos clientes”, avaliou.

Leia Mais: Tigrinho ameaça empresas com queda de produção e demissões. Como evitar?

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -