
Pernambuco é o estado mais inovador do Nordeste e o oitavo do Brasil. É o que aponta o Índice de Inovação dos Estados 2022, aferido em todo o território nacional pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
O estudo avalia diversos indicadores e aspectos do ecossistema de inovação no país. São analisados pontos como investimentos públicos em ciência e tecnologia, infraestrutura, produção científica e empreendedorismo. O levantamento está dividido em duas áreas: Capacidades e Resultados.
“O Estado tem um compromisso e uma vocação natural para o setor de ciência, tecnologia e inovação. Temos investido fortemente, oferecendo bolsas e incentivando o segmento que desponta cada vez mais como uma das forças do crescimento de Pernambuco, que se torna cada vez mais forte e competitivo”, comemorou o governador Paulo Câmara (PSB).
No novo ranking, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste e o oitavo lugar nacional, ficando agora atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.
Além disso, também no ranking nacional, o estado ficou na 10ª posição no quesito Capacidades (estava em 12º na medição anterior) e assumiu o oitavo lugar em Resultados – ganhando a segunda posição na sub-categoria Competitividade Global, sétima em Inserção de Mestres e Doutores e oitava em Capital Humano.
“Este resultado celebra o compromisso e a sensibilidade do governador Paulo Câmara em aportar recursos financeiros para a Ciência, Tecnologia e Inovação, que permitiu este grande resultado para Pernambuco”, finaliza o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá.
Leia também: Recife ganha prêmio e torna-se a cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do país