Pernambuco assume topo do ranking de inovação no Nordeste

Levantamento feito pela Federação das Indústrias do CE botou Pernambuco entre os dez estados do Brasil que mais promove inovação
indústria têxtil
O índice destacou a indústria de PE também em categorias como Competitividade, Resultados e Inserção. Foto: Alex Matos – Divulgação

Pernambuco é o estado mais inovador do Nordeste e o oitavo do Brasil. É o que aponta o Índice de Inovação dos Estados 2022, aferido em todo o território nacional pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O estudo avalia diversos indicadores e aspectos do ecossistema de inovação no país. São analisados pontos como investimentos públicos em ciência e tecnologia, infraestrutura, produção científica e empreendedorismo. O levantamento está dividido em duas áreas: Capacidades e Resultados.

“O Estado tem um compromisso e uma vocação natural para o setor de ciência, tecnologia e inovação. Temos investido fortemente, oferecendo bolsas e incentivando o segmento que desponta cada vez mais como uma das forças do crescimento de Pernambuco, que se torna cada vez mais forte e competitivo”, comemorou o governador Paulo Câmara (PSB).

No novo ranking, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste e o oitavo lugar nacional, ficando agora atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

Além disso, também no ranking nacional, o estado ficou na 10ª posição no quesito Capacidades (estava em 12º na medição anterior) e assumiu o oitavo lugar em Resultados – ganhando a segunda posição na sub-categoria Competitividade Global, sétima em Inserção de Mestres e Doutores e oitava em Capital Humano.

- Publicidade -

“Este resultado celebra o compromisso e a sensibilidade do governador Paulo Câmara em aportar recursos financeiros para a Ciência, Tecnologia e Inovação, que permitiu este grande resultado para Pernambuco”, finaliza o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá.

Leia também: Recife ganha prêmio e torna-se a cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do país

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -