O Porto de Suape concluiu o processo de arrendamento de uma área para a implantação de um terminal de minério de ferro da Planalto Piauí Participações S.A., empresa que faz parte da Bemisa, companhia interessada em implantar a Ferrovia do Sertão, que vai ligar o Sul do Piauí até o Porto de Suape. Localizada na Ilha de Cocaia, a área vai ser arrendada por R$ 184 milhões e por um período de 30 anos.
O total da área a ser arrendada é de 51,8568 hectares. A Bemisa conseguiu uma autorização, do Ministério da Infraestrutura, no final do ano passado para implantar a ferrovia, mas a situação é bastante complexa. Primeiro, porque no trecho que vai do Piauí a Custódia tem vários pedaços construídos pela TLSA que estava à frente das obras da Ferrovia Transnordestina, inciada em 2006 e até hoje inacabada. A TLSA já anunciou que só vai acabar o trecho que liga a Transnordestina até o Porto de Pecém, no Ceará. O trecho que chegaria a Suape foi abandonado.
Uma crítica muito comum – por parte dos empresários e técnicos ao atual projeto – é que a Bemisa já informou, em nota que vai construir uma nova ferrovia, quando o mais lógico seria as duas empresas fazerem um acordo e usarem de forma compartilhada o que já foi construído e acabar o trecho que falta fazer em Pernambuco. Até agora, a Bemisa não informou, publicamente, qual será o traçado da Ferrovia do Sertão.
No começo de setembro, quando anunciado o novo terminal de contêineres em Suape, o governador Paulo Câmara (PSB) disse que os projetos executivos da Ferrovia do Sertão estavam sendo feitos, mas que é um empreendimento privado e tem normas de confidencialidade.
Evento
O Terminal de minérios da Planalto Piauí será lançado, oficialmente, num evento que vai acontecer na segunda-feira (26) no Palácio das Princesas. E a expectativa é grande para saber se já existem mais detalhes sobre o traçado da nova ferrovia.