No Nordeste, a Paraíba foi a mais bem colocada em ranking de competividade

No ranking de competitivade, a Paraíba se destacou em infraestrutura, segurança pública e inovação.
João Pessoa - Paraíba
No Nordeste, a Paraíba obteve a melhor posição no ranking de competitividade. Foto: Cacio Murilo/MTur

A Paraíba é a unidade federativa do Nordeste mais bem colocada no Ranking de Competitividade dos Estados 2022. No levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado alcançou o primeiro lugar na região nos pilares de infraestrutura, segurança pública e inovação. Analisando o Brasil, a Paraíba ficou na 12ª colocação geral.

O estudo do CLP avalia os 26 estados mais o Distrito Federal a partir de 70 indicadores. Esses critérios são distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros. São eles: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O crescimento da Paraíba foi puxado, segundo o relatório, também pelo desempenho em Capital Humano (+5), Eficiência da Máquina Pública (+5), Solidez Fiscal (+3) e Educação (+1). Outro destaque alcançado pelo estado foi o primeiro lugar no Nordeste no ranking ESG (governança, ambiental e sustentável) e de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A Paraíba, no entanto, registrou queda em Potencial de Mercado (-2) e Sustentabilidade Ambiental (-1). “Os próprios pilares utilizados pelo ranking apontam justamente as ações que usamos como diferencial e que nos levaram a essa posição de destaque”, comemorou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins.

Para o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, o ranking pode ajudar como norteador das políticas públicas sob o ponto de dados e evidências. “Temos três grandes destinatários, os gestores públicos, para que pautem a construção de políticas públicas, a população, para gerar educação cívica e eles possam compreender a sociedade em que vivem, e a sociedade privada, para que possam melhorar seus investimentos”, explicou.

- Publicidade -

O Nordeste no ranking

Quatro dos nove estados do Nordeste tiveram queda no Ranking de Competitividade dos Estados de 2022. Outros dois se mantiveram estáveis. Além da Paraíba, que subiu duas colocações, o levantamento mostrou o crescimento de duas posições do Rio Grande do Norte e de uma da Bahia. O Ceará, que é o segundo melhor colocado no ranking da região e 13º no geral, perdeu uma posição e a liderança no Nordeste. Alagoas também caiu um posto, ficando em 14° lugar.

Na geral do Nordeste, a Paraíba (12ª) é líder, seguida por Ceará (13º), Alagoas (14º), Pernambuco (15º), Bahia (17ª), Rio Grande do Norte (20º), Sergipe (21º), Piauí (25º) e Maranhão (26º).

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -