O Dia dos Namorados, comemorado neste domingo (12), abre o mês mais animado para o varejo nordestino no primeiro semestre do ano. As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro aquecem a economia regional, seja nos serviços ou no comércio.
“O Dia dos Namorados sempre aquece as vendas do comércio e traz um movimento e uma demanda maior para vários setores da economia. Temos as compras dos presentes dos casais apaixonados, muitos deles saem para jantar fora ou para barzinhos, além de hotéis e motéis, que são todos movimentados por esta data”, explica a professora do curso de Economia da UniFBV Wyden, Eliane Dias.
Véspera do dia do santo casamenteiro, o 12 de junho deste ano volta com todos os setores da Economia em pleno movimento, como em 2019, último ano antes da pandemia, e segundo a professora, estes locais serão ainda mais procurados, apesar da crise e da inflação alta, elevando a expectativa de um Dia dos Namorados mais aquecedor para a economia.
Para a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) as vendas devem crescer 20% em comparação com o ano passado, o que representa R$ 4,2 bilhões em faturamento e um incremento de 14% no fluxo de clientes em relação a 2019.
Em Pernambuco, os shoppings comemoram a data em clima de arrasta pé, unindo o clima de romance às festas juninas, oferecendo apresentações de artistas locais que atraem o público e elevam as vendas de presentes nas lojas e nas praças de alimentação.
No Shopping Guararapes, localizado em Jaboatão dos Guararapes, cidade ao lado do Recife, a capital pernambucana, essa fórmula começa neste final de semana e continua no seguinte para embalar as vendas. “Estamos otimistas esse ano, a expectativa é que haja um incremento de 15% nas vendas em relação ao ano passado e de 8% em relação a 2019”, revela a gerente de Marketing do Shopping Guararapes, Dora Linhares.
O Paulista North Way Shopping (PNWS), na Região Metropolitana do Recife, deu início à dobradinha forró e Dia dos Namorados nesta sexta-feira (10) e vai estender os shows nos ritmos juninos até 29 de junho, dia de São Pedro. Por lá, o otimismo também é maior. “Diante do crescimento das vendas em datas tradicionais do varejo como a Páscoa e o Dia das Mães, deste ano, nossa expectativa de aumento está no patamar de 30% para o Dia dos Namorados, em comparação com 2021. Na semana passada o fluxo de clientes já estava intenso, e desde o último domingo, as compras estão sendo efetivas e crescentes”, afirma o superintendente do PNWS, Marco Motta.
Segundo ele, apesar das novidades para todos os bolsos, os clientes seguem a tendência dos presentes mais tradicionais: os homens compram perfumes, roupas, sapatos e jóias para namoradas e esposas, e elas presenteiam namorados e maridos com carteiras, roupas, cintos e perfumes.
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Fred Leal, ressalta a força das datas de junho para o comércio da capital pernambucana, onde a roupa e o sapato novo não podem faltar nas festas dos santos e são muito importantes para o resultado financeiro do primeiro semestre.
Apesar das chuvas torrenciais que deixaram mais de cem mortos e cerca de dez mil desabrigados na RMR, entre o final de maio e início de junho, a expectativa das vendas não foi por água abaixo, mas caiu para 10% de aumento em relação a 2021.
“Esse ano nós tínhamos uma expectativa melhor, ninguém esperava uma tragédia como a das últimas chuvas que levaram, acertadamente, ao cancelamento das festas promovidas pela Prefeitura do Recife. Mas as pessoas vão fazer suas festas em casa e, de maneira geral, o comércio mantém seu otimismo moderado, esperamos um bom início de semestre para recuperar o primeiro, que foi muito difícil para todos”, comenta Leal.
O impacto das chuvas soma-se à preocupação da redução de renda do consumidor que, segundo ele, vem enfrentando a alta dos custos de água, luz, gás e juros, “além do aumento dos preços dos produtos, principalmente dos eletrodomésticos, muito impactados pelo setor de plásticos, aço, alumínio”.
Nesta linha menos otimista, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), prevê uma queda de 2,6% nas vendas deste ano no Dia dos Namorados.
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