A oferta de R$ 388 mil feita pelo Consórcio Luz de Caruaru, representado pela corretora Itaú foi a vencedora do leilão realizado nesta quinta (17), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) para a concessão administrativa dos serviços de iluminação pública do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pelos próximos 20 anos. O leilão foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvido Econômico e Social (BNDES).
“O valor da contraprestação vencedora representa o deságio de 66,21% do valor proposto no edital. Esse deságio representa um recorde nos leilões de iluminação pública realizados na B3. O recorde anterior era de 64,16%, deságio alcançado no leilão da cidade de Santa Luzia (MG), em julho do ano passado”, informa a Prefeitura de Caruaru.
O leilão tinha o objetivo de escolher a proposta mais vantajosa, com critério de menor valor da contraprestação mensal, para a celebração de contrato de concessão dos serviços de iluminação pública, incluindo a implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede de iluminação municipal. Os investimentos previstos chegam a aproximadamente R$ 270 milhões.
“Hoje é um dia histórico: fechamos a primeira Parceria Público-Privada de Caruaru. A PPP para iluminação pública vai instalar lâmpadas de LED em todo município, no Centro, na periferia e na zona rural, em apenas 1 ano. As luminárias irão contar com novas tecnologias, como o 5G, câmeras de monitoramento, internet e um centro de controle operacional. Conseguiremos reduzir custos, gerar economia significativa para os cofres públicos e impactar positivamente em diversas áreas, como segurança pública e mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB).
O projeto foi estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o consórcio de consultores Luz Brasil (Thoreos Consultoria, Tellus-Mater e Tauil & Chequer Advogados).
Prefeitura do Crato (CE) realizou leilão de concessão do saneamento básico
No último dia 11 de fevereiro, a Prefeitura do Crato, no Ceará, realizou também na B3 um leilão para concessão dos serviços públicos de saneamento básico, por um prazo de 35 anos. Foram ofertados os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de esgotos sanitários do município. A proposta vencedora foi apresentada pela empresa Aegea, representada pela corretora Ativa, com fator K de 0,9871.
O leilão foi estruturado com assessoramento da Caixa, do Programa de Parcerias de Investimento (SEPPI/ME) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), tendo como critério de julgamento o menor valor de tarifa de serviço público.
Leia também – RN recebe primeira antena eólica da TIM do Brasil