Da Redação
A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, divulgou hoje (17) o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, inclusive por Região de Desenvolvimento (RD) de 2019, na base de referência 2010. O levantamento foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais de estatística. Também foram divulgados os dados sobre o PIB mensal referentes ao mês de outubro e um balanço da economia pernambucana em 2021, que apontou uma recuperação maior que a do país, mesmo diante das consequências da pandemia da Covid-19.
Recife continua como o principal município a agrupar valor ao PIB do estado. O estudo da Condepe/Fidem enfatiza os resultados dos Valores Adicionados Brutos – VAB das três grandes atividades econômicas: Agropecuária, Indústria e Serviços, além dos resultados do PIB per capita.
Agropecuária
Na Agropecuária, alguns dos maiores VAB se concentram na RD do Sertão do São Francisco: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Destaca-se também São Bento do Una, no Agreste Central, como segundo maior VAB do estado. A Pecuária foi a maior atividade em 96 municípios, seguida da Lavoura Temporária em 53 cidades e a Lavoura Permanente em 27. Pesca e Aquicultura respondem pela maior atividade em oito municípios.
Em 2019, os maiores VAB da agropecuária foram apresentados por Petrolina, São Bento do Una, Paudalho, Santa Maria da Boa Vista, Goiana, Vicência, Orobó, Belo Jardim, Lagoa Grande e São Vicente Férrer. Esses municípios representam 45,83% do VAB da Agropecuária estadual.
Indústria
Na Indústria, Goiana, cidade da Mata Norte, se destaca como o maior VAB do estado. A Região Metropolitana do Recife concentra grande parte dos municípios que figuram entre os dez maiores VAB. Destacam-se também, municípios de grande importância dentro das suas RD, como Caruaru, no Agreste Central, Petrolina no Sertão do São Francisco e Petrolândia no Sertão de Itaparica.
Com relação à composição do VAB da Indústria nos municípios, a Produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana foi a maior atividade em 76 municípios, seguida da Indústria de Transformação, que foi a maior atividade em 64 cidades. Em 42 delas, a maior atividade do VAB da Indústria é a Construção Civil e em três, a Indústria Extrativa.
Em 2019, os maiores VAB da Indústria foram apresentados pelos seguintes municípios, nessa ordem: Goiana, Recife, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Petrolândia, Igarassu, Caruaru e Itapissuma. Esses municípios representam 74,29% do VAB da Indústria.
Serviços
Nos Serviços, Recife apresenta o maior VAB, representando 31,45% dessa atividade no estado. Destacam-se ainda Caruaru, no Agreste Central; e Petrolina, no Sertão do São Francisco, como municípios de grande importância nas suas RDs.
Nos Serviços, excluindo-se a Administração Pública e as Atividades Imobiliárias, a composição do Valor Adicionado Bruto apresenta como a principal atividade em 120 municípios o Comércio, manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas. As Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Administrativas e Serviços Complementares são a principal atividade de 58 municípios. Alojamento e Alimentação é a maior atividade de três municípios. Dois municípios apresentam Artes, Cultura, Esporte e Recreação como a maior atividade.
PIB MENSAL
Entre setembro e outubro, o desempenho da economia pernambucana foi de – 0,5 % em comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Destes, a agropecuária ficou com 2,4%, a indústria com -1,2% e os serviços com -0,3%. Na comparação com igual mês do ano anterior, houve queda de 0,4% no PIB. No acumulado do ano, o crescimento do PIB foi de 4,4%.
O estudo mostra que a economia vem se recuperando satisfatoriamente ao longo deste ano. Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Agência, Maurílio Lima, “o desempenho da economia mostra que Pernambuco tem se recuperado da pandemia melhor que o País, isso nos enche de esperança de que este quadro seja constante e que venha acarretar um real crescimento econômico em breve espaço de tempo”. Com relação ao PIB dos municípios, Lima afirmou que o Recife desponta no PIB municipal como cidade mais produtiva do Nordeste, apesar de todas as dificuldades visualizadas.