Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Condepe/Fidem divulga PIB dos municípios pernambucanos

Da Redação A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, divulgou hoje (17) o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, inclusive por Região de Desenvolvimento (RD) de 2019, na base de referência 2010. O levantamento foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Da Redação

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, divulgou hoje (17) o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, inclusive por Região de Desenvolvimento (RD) de 2019, na base de referência 2010. O levantamento foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais de estatística. Também foram divulgados os dados sobre o PIB mensal referentes ao mês de outubro e um balanço da economia pernambucana em 2021, que apontou uma recuperação maior que a do país, mesmo diante das consequências da pandemia da Covid-19.

Recife continua como o principal município a agrupar valor ao PIB do estado. O estudo da Condepe/Fidem enfatiza os resultados dos Valores Adicionados Brutos – VAB das três grandes atividades econômicas: Agropecuária, Indústria e Serviços, além dos resultados do PIB per capita.

Agropecuária

Na Agropecuária, alguns dos maiores VAB se concentram na RD do Sertão do São Francisco: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Destaca-se também São Bento do Una, no Agreste Central, como segundo maior VAB do estado. A Pecuária foi a maior atividade em 96 municípios, seguida da Lavoura Temporária em 53 cidades e a Lavoura Permanente em 27. Pesca e Aquicultura respondem pela maior atividade em oito municípios.

- Publicidade -

Em 2019, os maiores VAB da agropecuária foram apresentados por Petrolina, São Bento do Una, Paudalho, Santa Maria da Boa Vista, Goiana, Vicência, Orobó, Belo Jardim, Lagoa Grande e São Vicente Férrer. Esses municípios representam 45,83% do VAB da Agropecuária estadual.

Indústria

Na Indústria, Goiana, cidade da Mata Norte, se destaca como o maior VAB do estado. A Região Metropolitana do Recife concentra grande parte dos municípios que figuram entre os dez maiores VAB. Destacam-se também, municípios de grande importância dentro das suas RD, como Caruaru, no Agreste Central, Petrolina no Sertão do São Francisco e Petrolândia no Sertão de Itaparica.

Com relação à composição do VAB da Indústria nos municípios, a Produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana foi a maior atividade em 76 municípios, seguida da Indústria de Transformação, que foi a maior atividade em 64 cidades. Em 42 delas, a maior atividade do VAB da Indústria é a Construção Civil e em três, a Indústria Extrativa.

Em 2019, os maiores VAB da Indústria foram apresentados pelos seguintes municípios, nessa ordem: Goiana, Recife, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Petrolândia, Igarassu, Caruaru e Itapissuma. Esses municípios representam 74,29% do VAB da Indústria.

Serviços

Nos Serviços, Recife apresenta o maior VAB, representando 31,45% dessa atividade no estado. Destacam-se ainda Caruaru, no Agreste Central; e Petrolina, no Sertão do São Francisco, como municípios de grande importância nas suas RDs.

Nos Serviços, excluindo-se a Administração Pública e as Atividades Imobiliárias, a composição do Valor Adicionado Bruto apresenta como a principal atividade em 120 municípios o Comércio, manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas. As Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Administrativas e Serviços Complementares são a principal atividade de 58 municípios. Alojamento e Alimentação é a maior atividade de três municípios. Dois municípios apresentam Artes, Cultura, Esporte e Recreação como a maior atividade.

PIB MENSAL

Entre setembro e outubro, o desempenho da economia pernambucana foi de – 0,5 % em comparação com o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Destes, a agropecuária ficou com 2,4%, a indústria com -1,2% e os serviços com -0,3%. Na comparação com igual mês do ano anterior, houve queda de 0,4% no PIB. No acumulado do ano, o crescimento do PIB foi de 4,4%.

O estudo mostra que a economia vem se recuperando satisfatoriamente ao longo deste ano. Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Agência, Maurílio Lima, “o desempenho da economia mostra que Pernambuco tem se recuperado da pandemia melhor que o País, isso nos enche de esperança de que este quadro seja constante e que venha acarretar um real crescimento econômico em breve espaço de tempo”. Com relação ao PIB dos municípios, Lima afirmou que o Recife desponta no PIB municipal como cidade mais produtiva do Nordeste, apesar de todas as dificuldades visualizadas.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -