O Pix já responde por 30% das transações do e-commerce no Brasil, segundo o estudo The Global Payments Report 2024, elaborado pela empresa Worldpay. E está só no começo. No mundo, está ocorrendo uma migração para os meios de pagamento digitais: os cartões de crédito vão perder uma fatia do mercado assim como o dinheiro em espécie passará a ser menos usado. E até os bancos tradicionais – também vão perder espaço porque vão dividir os seus serviços com fintechs e os fabricantes de celulares que vão aumentar a sua atuação com meios de pagamento, como já fazem a Apple Pay e G Pay.
As informações acima estão no relatório com previsões que apontam para um futuro próximo. “A nossa expectativa é de que o Pix alcance 50% destas transações (do e-commerce) em 2027”, resume o Vice-presidente Sênior da Worldpay para a América Latina, Juan Pablo D´Antiochia, numa coletiva realizada nesta terça-feira (07).
O Pix surgiu surgiu em novembro de 2020 numa iniciativa do Banco Central brasileiro. “Ninguém esperava que em menos de quatro anos, o Pix representasse 30% do mercado. O crescimento do Pix no futuro é exponencial”, afirma Juan Pablo.
O Brasil é líder no mercado de conta a conta (A2A), serviço que inclui “pagamentos eletrônicos feitos diretamente de uma parte para outra, ignorando os trilhos da rede de cartões, incorporados em aplicativos e serviços online como Pix no Brasil, iDEAL na Holanda, e eBLIK na Polônia. A modalidade também inclui transferências bancárias e débito automático. Nos pontos de vendas (PDVs), as transações A2A são classificadas, pelo estudo, como carteiras digitais.
O Pix e os cartões de crédito totalizaram 70% das transações do e-commerce do Brasil. O cartão de crédito é o meio mais usado para pagamentos pelos brasileiros, sendo usado em 40% das transações no e-commerce. O Brasil é o 10º colocado no e-commerce no mundo, com U$95 bilhões. E no comércio físico, o País ocupa a 9ª posição, com transações que alcançaram U$790 bilhões.
Dinheiro X Pix
Globalmente, o uso do dinheiro em espécie caiu 8% em 2023 e representou 16% do valor transacionado no mundo. Em 2017, este percentual era 32% . “No Brasil, o pix é um dos grandes motivos da queda do dinheiro físico. É grande a velocidade que o dinheiro físico está caindo (nas transações de pagamento)”, diz Juan Pablo acrescentando que isso acontece mais nos “grandes centros urbanos”, onde a bancarização é maior. Segundo ele, nos locais remotos ainda é maior o uso do dinheiro em espécie.
O relatório traz os percentuais das transações em dinheiro no País. Em 2019, os pagamentos com dinheiro em espécie, no Brasil, nas transações correspondiam a 48%. Em 2023, passou a ser 22%. E a previsão é de que fique em 12% em 2027, segundo uma projeção feita pelo relatório da Worldpay.
Carteiras digitais
“As carteiras digitais serão os principais meios de pagamento nos Pontos de Venda da América Latina até 2027”, conta Juan Pablo. Na América Latina, os cartões de crédito apresentaram uma fatia de mercado de 35% dos meios de pagamento em 2023 e vão passar a ser 26% em 2027. As carteiras digitais vão sair de 21% no ano passado para 28% em 2027.
“Há espaços para todos. O Pix vai avançar com serviços oferecidos por cartão de crédito. E o cartão de crédito tem serviços que vão continuar”, diz Juan Pablo, se referindo àWordplay,s mudanças que vem por aí. Ele cita funcionalidades do cartão de crédito que vão permancer neste tipo de pagamento, como o cliente procurar o banco emissor para resolver algum problema de um pagamento específico, a acumulação de milhas de viagem, entre outros.
Segundo Juan Pablo, os cartões de crédito vão ter que se redefinir para o Pix parcelado não comer uma fatia do mercado do cartão de crédito. Isso deve influenciar nos juros e o Pix também deve lançar mais serviços adicionais. “Esta competição pelo consumidor vai impactar positivamente no bolso do cliente”, argumenta.
O relatório analisou o comportamento de 40 mercados em cinco regiões que representam 88% do Produto Interno Bruto (PIB) Global. A pesquisa está em sua 5ª edição no Brasil e traz um levantamento sobre os meios de pagamento no mundo e em vários países.
A Worldpay é uma empresa que atua no setor de soluções de pagamentos, oferecendo soluções de processamento que permitem as empresas de todos os tamanhos receber, fazer e gerenciar pagamentos pessoalmente e online de qualquer lugar do mundo. Por ano, a companhia processa mais de 50 bilhões de transações em 146 países e 135 moedas.
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