Pecuária no NE cresce acima da média nacional

A instalação da Masterboi no agreste pernambucano em parte é responsável pelo aquecimento da cadeia pecuária que alcança até os criadores do Maranhão
Masterboi
Uidade da Masterboi em Canhotinho (PE)/Foto: divulgação

A pecuária nordestina está crescendo mais do que a média nacional com impacto em toda a cadeia. Parte do aquecimento da atividade é devido a unidade da Masterboi, em Canhotinho, agreste pernambucano. Há cerca de 20 meses, o preço da terra na região tem se valorizado, os estados de Alagoas e Sergipe alteraram a legislação tributária que incide no boi em pé e mesmo criadores em estados distantes centenas de quilômetros assumem o frete para vender para o frigorífico em Pernambuco.

Esses dados provam o aquecimento da atividade de criadores de gado, mas a cadeia da pecuária é maior, analisa o superintendente em Pernambuco do Banco do Nordeste do Brasil, Hugo Queiroz. Ele afirma que os impactos positivos na economia local decorrentes da presença da Masterboi na região apenas começaram. “O crescimento da atividade pecuária no Nordeste é de 16,7%, enquanto que a média nacional é de 8%”, informa Hugo Queiroz, ao comparar os dados do primeiro trimestre de 2023 com os números do primeiro trimestre de 2024.

O superintendente do BNB antevê, para os próximos anos, repercussões nos outros elos da cadeia, como os produtores de sorgo, de capim, de milho, os vendedores de implementos agrícolas e o interesse pela melhoria genética de bovinos e suínos no planejamento dos produtores rurais, para citar alguns exemplos. “O frigorífico industrial da Masterboi vai movimentar ainda mais a economia em toda a região, até mesmo por causa da sua localização estratégica”, pondera Hugo Queiroz.

A unidade em Canhotinho é a mais moderna da Masterboi e fica próximo à BR-423, em posição bem localizada considerando-se os municípios produtores em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba, com distâncias que não ultrapassam os 400 quilômetros. Neste mesmo perímetro, também estão grandes produtores de insumos para criação de bovinos e suínos.

Com base nos dados da Masterboi, o gerente de compras de gado, Eduardo Valois, conta que 50% das aquisições do frigorífico em Canhotinho são de criadores pernambucanos. Os outros 50% têm a contribuição de todos os outros estados do Nordeste, com destaque para os estados do Maranhão e do Piauí. “Compramos gado de toda região, mas os dois estados mais ao norte são frequentes na nossa planilha”, conta o gerente Eduardo Valois.

- Publicidade -

O motivo para os produtores assumirem as despesas de deslocamentos de 600 km a 1 mil km está no preço do boi e nas condições praticadas pela Masterboi. “Temos a nossa reputação de bons pagadores e a nossa negociação tem índice de aproveitamento vantajoso. Estes dois fatores compensam o custo do frete”, explica Eduardo Valois, da Masterboi.

Crescimento

Os números da produção da Masterboi reforçam a imagem de crescimento da pecuária. A unidade Canhotinho começou as atividades, em 2022, com abate de 200 bois por dia. Em 18 meses, já estava abatendo 450 bois por dia. Atualmente, a produção chegou à produção máxima autorizada, 478 cabeças por dia.

A unidade em Canhotinho foi construída seguindo os preceitos mais modernos para um frigorífico industrial. Possui curral para cerca de 500 bois e cinco câmaras frias que podem estocar até 570 animais abatidos. Todos os setores estão trabalhando de forma contínua e ininterrupta.

A instalação de uma unidade em Pernambuco segue a visão de mercado do presidente da Masterboi, Nelson Bezerra. De acordo com ele, a produção na região não era representativa porque não havia um frigorífico com produção industrial para estimular a cadeia pecuária. Os números confirmam a perspectiva do líder da Masterboi.

Além do dado referente ao crescimento da pecuária no Nordeste em 16,7% no primeiro trimestre do ano, dito pelo superintendente Hugo Queiroz, outros indicadores seguem na mesma direção. Os valores financiados para a rubrica pelo BNB cresceram 21,1%, em 2022 frente a 2021; e 29,19%, em 2023, em comparação aos valores financiados em 2022.

Sobre a Masterboi

A Masterboi é uma empresa pernambucana com 24 anos de fundação, é considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, transportadora e seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4 mil funcionários, e exporta para mais de 110 países.

Leia também:

Masterboi premiada duas vezes por Melhor Gestão

Masterboi planta 400 mudas durante Semana do Meio Ambiente

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -