Nunca foi tão fácil vender boi gordo no Nordeste. A facilidade é maior em Pernambuco, pela proximidade com o frigorífico da Masterboi, no entanto, ao se considerar a política de valorização da pecuária regional, os benefícios da unidade em Canhotinho se estendem do Maranhão à Bahia, sem se restringir aos criadores nordestinos.
O cadastro pelo qual os pecuaristas precisam preencher é uma obrigatoriedade comum a todos os fornecedores de indústria frigorífica. A Masterboi é um grande frigorífico nacional, com portas abertas nos mercados de 117 países, entre eles a China, o maior importador de proteínas do planeta. Logo, o criador que se torna fornecedor da Masterboi é um parceiro na exportação de carne brasileira.
A facilidade na venda de gado é confirmada pelo gerente de compras de gado da Masterboi, Josinaldo Medeiros. Ele conta que os pecuaristas precisam preencher um cadastro padrão, para ter acesso a um frigorífico fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura. “São documentos básicos, que servem para a relação comercial. Afinal, o criador está fazendo negócio com um frigorífico grande, com presença em todo o país e no exterior”, explica Josinaldo.
Superado o cadastro, detalha Josinaldo Medeiros, a Masterboi agenda com o pecuarista uma rotina de visitas. São encontros com a equipe técnica do frigorífico, que atualiza os empresários do campo a respeito das tendências de mercado, novas tecnologias e técnicas de gestão moderna. “Nós vamos até o parceiro e compartilhamos as novidades, que apoiam a produtividade do rebanho”, explica.
A instalação do frigorífico da Masterboi no município de Canhotinho, Agreste de Pernambuco, em 2022, produziu reflexos para os criadores nordestinos. O pecuarista André Mendonça, 45 anos, proprietário da Fazenda Santa Clara, em Angelim, conta que decidiu investir na pecuária, há 4 anos, depois de conhecer o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra. “Eu sempre tive vontade de criar boi, mas tinha receio com a hora da comercialização”, esclarece. “Com o frigorífico, a relação é mais profissional, tem mais segurança, tranquilidade no recebimento e transparência no negócio”, conta André Mendonça.
A comercialização na Masterboi é uma operação interna, sem participação de uma instituição financeira, explica o gerente Josinaldo Medeiros. “Somos um frigorífico que paga bem, paga com segurança e não oferece riscos com atrasos”, garante.
O preço vantajoso e a valorização da carcaça do boi gordo são as causas para os criadores no Piauí e no Maranhão assumirem as despesas com o frete de cerca de 900 quilômetros de distância para vender para a Masterboi, em Pernambuco.
Os pecuaristas em Pernambuco têm essa vantagem estratégica. Como exemplo, citamos o caso do criador Tarcísio Franco Vasconcelos, 44 anos, proprietário da Cruzeiro Agropecuária, que tem fazendas em Quipapá, São João e Garanhuns compondo os ativos da sua empresa. A Cruzeiro cria cerca de 2 mil cabeças de gado, em um modelo semi-intensivo. Tarcísio Vasconcelos é objetivo. “É muito bom ter um frigorífico por perto porque compra em quantidade, abate e absorve tudo de uma vez, com profissionalismo”, elogia.
A Cruzeiro Agropecuária está no ramo há mais tempo do que a unidade da Masterboi, em Canhotinho. A experiência de Tarcísio Vasconcelos envolve o período anterior à proximidade com um frigorífico. “As vendas eram para intermediários, para grandes marchands e para supermercados que vendiam a ‘carne quente’”, lembra.
Masterboi é estímulo a investimentos
A instalação da Masterboi foi fator fundamental para a ampliação do rebanho da Agropecuária Cruzeiro. Como empresário pecuarista, trabalha de forma a manejar a venda da carne no momento em que os preços são favoráveis para o criador – como o momento atual. O preço médio da arroba do boi está perto dos R$ 300,00. O patamar, com tendência de alta, é superior às estimativas feitas no início do ano.
A razão para o preço pode estar na combinação de dois fatores. A criação no Brasil está na entressafra e os negócios com a China estão bem encaminhados. Outra vantagem na venda de boi gordo para a Masterboi está no fato de que o frigorífico vende cerca de 30% da sua produção para o mercado externo. A China, o maior mercado consumidor de proteína animal do mundo, está entre os 117 países para os quais a Masterboi é habilitada a vender.
Sobre a Masterboi
A Masterboi é uma empresa com 24 anos de fundação, considerada uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades pelo país: em Nova Olinda, no Estado do Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, uma transportadora e rede com seis lojas. A Masterboi conta atualmente com a colaboração de mais de 4,2 mil funcionários e exporta para 117 países.
Leia também:
Circuito Nelore de Qualidade em Canhotinho será na Masterboi