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Governança e compromisso: confira Relatório de Sustentabilidade da Moura Dubeux

Documento apresenta números das ações ambientais, gestão de pessoas e governança da Moura Dubeux
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A Moura Dubeux é listada no segmento Novo Mercado da B3. Foto: Divulgação/Moura Dubeux

A Moura Dubeux lançou seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2023. A empresa é listada no segmento Novo Mercado da B3, área da Bolsa de Valores brasileira que reúne as empresas que adotam, de forma voluntária, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação local. Isso confere a essa categoria o nível mais alto de governança corporativa.

No ano passado, a companhia completou 40 anos, com forte compromisso às normas do Ambiental, Social e Governança (ASG). Na visão de Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, essas são características basilares da empresa desde sua fundação em 1983.

“Foi um ano em que mergulhamos ainda mais na nossa cultura: nas pessoas e nos processos, na governança e no aprimoramento da nossa agenda relacionada à responsabilidade ambiental e social.”.

Em 2023, a empresa atingiu R$ 1,5 bilhão em vendas líquidas, entregou mais de 240 empreendimentos e criou cerca de 1300 novos postos de trabalho.

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Capa do Relatório de Sustentabilidade 2023. Foto: Divulgação/Moura Dubeux

Os resultados são entendidos como efeito dos investimentos feitos na estrutura de capacitação e nas plataformas de treinamentos da empresa, criadas exclusivamente para o uso de seus colaboradores — isto além das melhorias nos ambientes de trabalho (nos canteiros de obras e nos escritórios), e nos canais de comunicação interna.

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“O relatório é uma consequência”, explica Maria Lúcia Dubeux, diretora de Gente, Gestão e Cultura da Moura Dubeux. “É um reflexo das ações que a empresa prevê para seu curto e médio prazo”.

As mudanças foram responsáveis por conferir novamente à companhia o selo Great Place To Work (GPTW): a Moura Dubeux foi eleita como a terceira melhor empresa para se trabalhar em Pernambuco.

Recebeu, ainda, o primeiro lugar no GRI Awards como o melhor projeto de inclusão social da construção civil do Brasil. Tais reconhecimentos são fruto do cuidado comunicacional entre os colaboradores e a empresa.

“Faça chuva, faça sol, toda semana nosso canal de comunicação acontece. Tudo o que fazemos como empresa, sejam as notícias, as premiações, os selos recebidos, nós mostramos; e o fazemos dando o protagonismo às pessoas da companhia”, detalha Maria Lúcia.

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Maria Lúcia Dubeux é diretora de Gente, Gestão e Cultura da companhia. Foto: Ricardo Nigro/Moura Dubeux

“Eu e o Diego Villar participamos trazendo algo adicional, mas a gente busca que esse protagonismo da informação possa ser passado pela área que foi agradecida pelo prêmio, que ela possa contar sua própria história.”

A diretora explica que desde o lançamento das obras até as entregas dos apartamentos, os responsáveis pelos anúncios são os próprios funcionários. “As pessoas gostam de se ver, de se enxergar, de fazer parte”.

Sustentabilidade

A Moura Dubeux promoveu ações para buscar resultados nas áreas da empresa ligadas aos fatores sociais, de governança e ambientais. Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), as ações de sustentabilidade da companhia permitiram, em 2023, que mais de 34 toneladas de resíduos pudessem ser reutilizados. Água e energia também foram consumidos de forma estratégica.

O setor de qualidade sempre está presente nas obras da Moura Dubeux. Essa prática faz parte da auditoria de qualidade, desde o analisar do canteiro até o observar da geração de resíduos.

“Em 2023, reduzimos muito, mas ainda temos a possibilidade de reduzir ainda mais. Para este ano, estamos fazendo contato com as empresas fornecedoras de material, para que consigamos otimizar melhor essa questão dos nossos resíduos, além de destinar para os atentos corretos”, explica Maelle Martins, gerente de Auditoria Interna da Moura Dubeux.

O cuidado vem desde a compra dos terrenos. Após esta etapa, as estratégias de requalificação urbana dos arredores das futuras construções levam em conta a preservação da memória histórica através da técnica de retrofit.

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Maelle Martins é gerente de Auditoria Interna da Moura Dubeux. Foto: Divulgação/Moura Dubeux

Quando a Moura Dubeux adquire construções que contam a história das cidades onde estão inseridos, a construtora busca preservar as características originais no desenvolvimento imobiliário do produto da empresa.

Mas as ações sustentáveis não se restringem apenas ao ambiente, também estão ligadas à modificação dele.

Segundo o relatório, 100% dos novos fornecedores contratados em 2023 (1.861) e 2022 (824) foram selecionados com base em critérios sociais e ambientais. Na gestão de resíduos, em 2023, foram tratados e tiveram destinação final correta 51,43% de um total de 34.708,18 toneladas.

Maelle explica que cada vez mais a construtora procura dar espaço aos fornecedores locais. “Temos um questionário que os nossos possíveis fornecedores respondem, mas não podemos contar só aqueles que atingiram uma nota X, porque há limitações”.

“Não podemos, por exemplo, trazer um fornecedor mais adimplente ao nível de conformidade da empresa, mas que está a quilômetros de distância da obra. Assim, não é desenvolvida a economia local, pois estamos trazendo pessoas que não são regionais para a obra, estamos emitindo mais dióxido carbônico, e sem saber se ele vai aderir à cultura da empresa”.

A escolha é justificada. Na sua estratégia de desenvolvimento sustentável, no ano passado, a empresa adicionou dois novos temas materiais: Inovação e Estratégia Climática.

Na primeira, o objetivo é impulsionar melhorias significativas na eficiência, sustentabilidade e qualidade dos projetos. Na segunda, combater as consequências das mudanças climáticas, seja através da aquisição de materiais ou na execução dos serviços buscando uma economia de baixo carbono, por exemplo.

Gestão de pessoas

A liderança no Nordeste e a expertise acumulada nos 40 anos da companhia a coloca como protagonista e indutora para adoção das práticas ASG pelos demais players do setor.

Em 2023, a empresa cresceu em 37% seu quadro de funcionários, passando de 3,6 mil para 4949 colaboradores. Outros 40 foram, ainda, promovidos à posição de líderes. Além disso, 60 mil horas de treinamento foram concedidas através de programas como a Universidade Corporativa da Moura Dubeux (Unisoma).

Há ainda o MD Social, projeto de formação de mão de obra.

Projetos de comunicação interna com os colaboradores de diversas áreas da companhia também são formas de disseminar a cultura da empresa. Através do Acontece MD e Acontece na Obra MD repassam informações aos funcionários em formato de vídeo.

Além de ações que visam a capacitação dos funcionários, a equidade de gênero tem sido um dos cuidados da empresa em todos os setores que formam a companhia. A Moura Dubeux tem adotado postura de enfrentamento aos desafios de gênero no setor da construção civil, um campo tradicionalmente dominado por homens.

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Através do MD Social, a Moura Dubeux espera formar mulheres para atuar nos canteiros de obra da construtura. Foto: Divulgação/Moura Dubeux

Nos cargos de gestão e administrativos, segundo Maria Lúcia Dubeux, a presença feminina já é significativa, refletindo um equilíbrio entre os gêneros em posições de liderança.

No entanto, a empresa reconhece que a inclusão de mulheres em funções operacionais no canteiro de obras permanece limitada, um reflexo das tendências gerais do mercado.

Apesar disto, no ano passado, o número teve um aumento de 121%.

“Estamos num trabalho constante, através do MD Social, por inclusão, sim, das mulheres no canteiro de obra, com atividades que elas possam ser de pedreiras a carpinteiras. Porque na parte de gestão do canteiro, aqui sempre tivemos engenheiras de obra, gerentes de produção, técnicas de edificação, técnicas de segurança do trabalho. Mas praticamente não há mulheres em funções operacionais. E a gente está engatinhando nisso, mas com grandes frutos e já algumas colheitas”

Governança

As boas práticas de governança constituem um importante pilar que dá sustentação à atuação da Moura Dubeux e orienta sua liderança no Nordeste.

Em 2023, a Moura Dubeux criou uma nova linha de negócio para atender aos clientes da classe média, a Mood. O surgimento desta linha veio de uma oportunidade percebida pela Companhia, que percebeu uma lacuna na oferta de imóveis para o público.

Para suprir esse mercado, que representa o maior mercado endereçável da Região Nordeste, a empresa inovou e passou a incorporar a metodologia construtiva conhecida como “Parede de Concreto”, uma estrutura mais sustentável do que a convencional feita de alvenaria.

A utilização dessa tecnologia reduz a necessidade de outros materiais, como a argamassa, diminuindo, assim, a geração de resíduos e a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

A abordagem da Mood reflete um compromisso com práticas de construção que visam a sustentabilidade desde a sua concepção, alinhando-se às diretrizes ambientais mais rigorosas.

Diretrizes de sustentabilidade

A determinação em atrelar as decisões de negócios aos valores de transparência, confiança e compromisso, fez com que em 2023 a Moura Dubeux atingisse a marca de mais de 240 empreendimentos entregues, totalizando mais de 4 milhões m² construídos, distribuídos em mais de 25 mil unidades.

Junto ao compromisso, foram criadas as diretrizes de sustentabilidade da empresa. O documento interno tem o objetivo de orientar a equipe de desenvolvimento de produtos, incluindo arquitetos, parceiros e demais envolvidos na concepção de empreendimentos, a incorporar práticas sustentáveis em seus projetos.

O guia garante que os produtos desenvolvidos atendam a critérios de sustentabilidade, facilitando adaptações mínimas caso haja interesse em obter certificações de sustentabilidade específicas.

A implementação, segundo Maria Lúcia Dubeux, tem como resultado a melhoria na sustentabilidade dos produtos da empresa, como a redução no consumo de água e energia, além de uma gestão mais eficiente de resíduos durante o processo de construção.

“Espero que essa pauta de relatórios de rentabilidade desperte o interesse de outras companhias. Que, logo mais, a gente tenha cada vez mais empresas divulgando. Que, não seja uma concorrência, mas sim uma inspiração. Não visto como custo, mas como um investimento importante, um ciclo virtuoso dentro das companhias.”

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