Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Bahia expande malha de voos estaduais em parceria com a Azul

O município de Barreiras, no oeste baiano, vai passar a ter um voo diário, Guanambi e Lençóis, dois voos semanais. A Azul adesivou avião com as belezas da Bahia
Azul voos regionais Bahia
Avião da Azul foi adesivado em sua fuselagem com imagens que representam as belezas e os pontos turísticos da Bahia. Foto: Matheus Landim/GOVBA

Em parceria com o governo da Bahia, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras irá ampliar seus voos regionais no território baiano de 198 voos semanais para 299 com as novas rotas a partir de 2025. Atualmente com oito bases em operação, a empresa passará a operar voos para os municípios de Barreiras, Guanambi e Lençóis continuamente, saindo de Salvador.

O anúncio dos novos voos foi feito no Aeroporto Internacional de Salvador, estiveram presentes na cerimônia governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e autoridades. No mesmo evento realizado na sexta-feira (11) também foi anunciado o programa do governo federal “Conheça o Brasil Voando”.

A cerimônia de lançamento do projeto contou com o pouso de um Airbus A320, da companhia aérea Azul, que decolou de Viracopos (em Campinas-SP), adesivado em sua fuselagem com imagens que representam as belezas e os pontos turísticos da Bahia.

“É um investimento que abre caminhos para ampliarmos a conectividade de nosso estado, que é um dos maiores do Brasil. Isso faz parte de uma política de desenvolvimento não só da cadeia turística, como também de promoção do desenvolvimento, gerando emprego e renda e assistência para o povo baiano e turistas. E com a união de forças que temos junto ao Governo Federal os resultados se tornam ainda mais expressivos. Quase 6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos baianos entre 2023 e 2024”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.

Início dos novos voos

Os voos operados pela Azul sairão da capital baiana e iniciarão as operações em janeiro de 2025 com aviões bimotores, com 70 assentos, projetados especialmente para operar em rotas regionais. Com o acordo, o município de Barreiras, no oeste baiano, terá um voo diário, enquanto as cidades de Guanambi e Lençóis receberão dois voos semanais.

- Publicidade -

“Temos uma forte atuação na Bahia. Aliamos a alta procura pelas belezas, culinária e cultura baianas com nossa expertise de operações no estado e a nossa frota diversa para incluir a Bahia, com destaque, em nossos planos de conectar o Brasil com o próprio Brasil”, comentou John Rodgerson, CEO da Azul

Dessa forma, as operações da companhia na Bahia são ampliadas e chegarão a sete destinos no estado, melhorando o número de quatro destinos já atendidos – Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro.

“Esperamos uma ocupação acima de 80%. A Bahia é um estado com uma extensão territorial muito grande e a conectividade aérea regional é essencial para facilitar o deslocamento dentro do nosso estado”, declarou o secretário do Turismo, Maurício Bacelas.

Turismo em alta na Bahia

Em 2024, o turismo na Bahia tem demonstrado crescimento, mais de cinco milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da Bahia, com um aumento de 458 mil pessoas em relação ao mesmo período de 2023. Apontando assim o maior crescimento entre todos os estados, estando inclusive superior à média nacional. Além disso, o aumento do turismo gerou uma ampliação de 93% no número de carteiras assinadas no setor turístico.

Esse crescimento vem na esteira dos investimentos que vêm sendo feitos em diversos aeroportos baianos. No total aproximadamente R$ 374 milhões foram aportados, entre obras concluídas e em andamento, pelo governo do estado em qualificação e infraestrutura. Cidades como Caetité, Cipó, Valente, Castro Alves, Ipiaú, e outras, tiveram aeródromos reformados e recuperados.

“Brasil Voando”

O “Conheça o Brasil Voando”, projeto do Governo Federal, idealizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

O objetivo da campanha será o desenvolvimento de ações voltadas para o estímulo às viagens no Brasil, visando democratizar o acesso à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.

*Com informações do Governo da Bahia

Leia mais: Agência francesa investirá R$ 48 milhões no turismo sustentável do Piauí

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -