Com a escalada da crise da carne provocada pelas declarações do CEO do Carrefour, a Embaixada da França no Brasil pediu uma audiência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para discutir a questão. Segundo informações de executivos ligados a um frigorífico, existe a possibilidade de o embaixador francês, Emmanuel Lenain, levar ao governo brasileiro um novo posicionamento do Grupo Carrefour, após CEO ter dito na quarta-feira, 20, que não venderia mais carnes provenientes do Mercosul.
Lenain está tentando um encontro ainda nesta segunda-feira (25), mas a agenda não está confirmada. Esta é a segunda tentativa do embaixador de falar com Fávaro. Na última sexta-feira, ele já havia solicitado um encontro.
Após as declarações do CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, na última quarta-feira (20), vários frigoríficos suspenderam as vendas de carnes para as lojas do grupo, que incluem supermercados Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.
A rede pernambucana Masterboi, a JBS e Marfrig são exemplos de empresas que assinaram nota conjunta divulgada na noite de quinta-feira (21) sobre o caso: “Se o CEO global do Grupo Carrefour entende que o Mercosul não é fornecedor à altura do mercado francês, as entidades abaixo assinadas consideram que, se não serve para abastecer o Carrefour no mercado francês, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país”.
Receita de risoto do Carrefour
As declarações de Bompard teriam sido dadas a uma entidade do agronegócio francês. Desde então os frigoríficos pararam de atender todas as lojas da companhia no Brasil. Nesta segunda-feira, o boicote ganhou adesão do setor de aves e suínos, com a suspensão de fornecimentos.
Enquanto a crise escalava, Bompard tentava passar recados aos consumidores do Carrefour. Ele gravou e postou em suas redes sociais, um vídeo ensinando a receita de um risoto de parmesão – prato que dispensaria carnes. A Embaixada da França no Brasil não se manifestou sobre o assunto.
Leia também:
Masterboi adere a boicote e suspende fornecimento de carne ao Carrefour