Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Abacate Day vai trazer informações aos produtores em Petrolina (PE)

O cultivo do abacate está aumentando no Vale do São Francisco, segundo a consultoria Bomanejo Agronegócio
A cultura do abacate é relativamente nova no Vale do São Francisco, região que é uma das maiores produtoras de fruta do Brasil. Foto: Denis de Lima/Divulgação

O cultivo de abacate está crescendo no Vale do São Francisco, segundo informações da consultoria Bomanejo.  “Há 15 anos, eram 40 hectares cultivados nesta região. Agora, há uma estimativa de 500 hectares plantados. Começou a aumentar o cultivo nos últimos quatro anos”, diz o especialista em abacate do Bomanejo Agronegócio, Denis de Lima. De olho no mercado promissor da fruta, acontece em Petrolina, nesta quinta-feira (22), o Abacate Day, uma iniciativa do Sebrae-PE, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e da Associação Abacate Brasil. 

O Nordeste consome 40% do abacate produzido no Brasil e 90% do que é consumido aqui vem do Sudeste.  Com solo e clima favoráveis, a região tem potencial para ganhar destaque também no cultivo da fruta, cuja produção, atualmente, está concentrada no Sudeste, segundo informações da Bomanejo. De acordo com Denis, “há uma tendência mundial de aumento do consumo do abacate e o São Francisco tem a vantagem de conhecer o mercado de exportação”, comenta Denis. O Vale é um dos maiores exportadores de uva e manga do Brasil. 

Há três anos e meio, o pequeno produtor de frutas Walter Rocha, iniciou o cultivo de abacate na sua propriedade. “Geralmente, a planta começa a produzir com três anos, mas deu 45 graus na época da floração – quando se espera uma temperatura um pouco menor – e isso prejudicou a safra”, comenta Walter. Ele cultiva um hectare de abacate e 0,3 hectare de avocado, além de um hectare de uva e quatro hectares com duas variedades de manga.

“A cultura do abacate exige uma determinada quantidade de nutrientes e ainda não temos todo este conhecimento. No entanto, temos que  diversificar a produção para sobreviver, porque quando uma cultura está com o preço alto, outra está com o preço em baixa. É um desafio fazer agricultura para quem é pequeno”, comenta Walter Rocha. Abacate dayDurante o Abacate Day, o Sebrae irá lançar uma série de soluções que poderão ser usadas pelos produtores interessados em aproveitar a demanda de mercado desta cadeia produtiva.

Em Petrolina, o cultivo do abacate pode contribuir para a diversificação dos pequenos produtores. Foto: Denis de Lima/Divulgação

Abacate Day

De acordo com a analista do Sebrae/PE Laianne Macedo, o Abacate Day é um momento de oferecer informação e conhecimento técnico para que o empreendedor rural inicie o cultivo, aproveitando a alta demanda de mercado, e também de impulsionar, de forma eficiente, a produção daqueles inseridos na cadeia produtiva desta cultura. Uma delas é  o curso sobre práticas de manejo sustentável de abacaticultura que terá 16 horas e será gratuito.

- Publicidade -

A programação do evento  começa com a palestra “Panorama de Produção e visão de mercado de abacates no Brasil”, a ser realizada pelo presidente da Abacates do Brasil, Adilson Penariol.Também serão abordados os temas: “Novas tecnologias na produção de mudas de abacate e avocado” com a pesquisadora e representante técnica no Brasil da Westfalia Fruit, Barbara Della; e “Manejo de Podas na cultura do Abacate” que ficará a cargo do pesquisador da Universidade Federal de Lavras, Pedro Maranha; entre outros temas. 

 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: https://www.sympla.com.br/evento-online/abacate-day-2024/2564715. As vagas são limitadas e o evento acontece das 8h às 17 horas no Auditório do Senai em Petrolina.

*Com informações do Sebrae-PE

Leia também

Da palmeira para o avião: macaúba é aposta bilionária de combustível verde

Leilão portuário rende R$ 4,7 milhões. Porto do Recife teve maior outorga

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -