Por Kleber Nunes
O setor de avicultura em Pernambuco recebeu, de janeiro a agosto deste ano, uma injeção de R$56 milhões. Os recursos para a criação, corte e produção de ovos foram adquiridos via operações de crédito do Banco do Nordeste (BNB) para o financiamento da atividade.
Ao todo foram 334 operações com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As opções de crédito e as condições de financiamento, que permitem o apoio do BNB à avicultura, foram apresentadas esta semana durante a 6ª Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste, que acontece até esta (23), em São Bento do Una (PE).
Segundo o superintendente do BNB no estado, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, a avicultura é uma atividade econômica importante para a economia local. “O banco apoia por reconhecer a relevância da atividade para a economia e para a segurança alimentar. Principalmente para a agricultura familiar. Quase metade de nossas operações nessa atividade são pelo Pronaf”, afirma.
Além de financiar a atividade, o BNB incentiva a avicultura em Pernambuco com apoio técnico e de gestão por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). De acordo com a gerente executiva, Joaísa Rodrigues, o programa capacita os avicultores através da apresentação de melhorias na produtividade, focando na adequação dos elos: insumos, produção, beneficiamento e comercialização.
“Inovação, sustentabilidade, assistência técnica, extensão rural, orientação financeira e aptidão ao crédito são incrementos que agregam novas práticas de gestão aplicadas às propriedades participantes durante a execução do programa”, explica.