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Buscas por LED para plantas crescem 73% no primeiro trimestre de 2022

A crescente demanda por alimentos, devido a fatores como o aumento da população, a perda de terras aráveis decorrente da diminuição do abastecimento de água, do avanço da urbanização e das mudanças climáticas tem estimulado o crescimento do mercado de agricultura indoor. E, junto com ele, o consumo de lâmpadas LED. É que, para seu […]

A crescente demanda por alimentos, devido a fatores como o aumento da população, a perda de terras aráveis decorrente da diminuição do abastecimento de água, do avanço da urbanização e das mudanças climáticas tem estimulado o crescimento do mercado de agricultura indoor. E, junto com ele, o consumo de lâmpadas LED.

É que, para seu funcionamento, esse tipo de agricultura necessita de uma iluminação adequada. Consequentemente, o LED, o tipo de luminária mais indicado para esse setor, também vem ganhando espaço e destaque. De acordo com a Onnoled, divisão de negócio de soluções de iluminação sustentável da Varixx, a busca por esse produto cresceu 73% somente no trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

LED
Iluminação LED aplicada em ambientes domésticos/Fotos: divulgação Onnoled

No final do ano passado, o relatório “Indoor Farming Market Size, Share & Trends Analysis 2021-2028” trouxa e estimativa de uma taxa de crescimento anual para o mercado de agricultura indoor de 10,9% de 2021 a 2028, com expectativa de movimentar US$ 75,3 bilhões até 2028.

A agricultura indoor, também conhecida como agricultura em ambiente controlado (controlled environment agriculture), é uma forma de cultivo em ambiente fechado em que se otimiza artificialmente todos os fatores ambientais que afetam o crescimento e a produção vegetal, como nutrientes, água, temperatura, umidade relativa, iluminação e composição do ar.

É um mercado muito atrativo para o LED. “Analisando o perfil dos compradores, nos surpreendemos, porque além do segmento de agronegócios, os hotéis e locais domésticos, também estão investindo nessa tecnologia. Inclusive, fechamos uma parceria com um hotel de grande nome de São Paulo”, conta Castellane Ferreira, (Diretor & Engenheiro), da Onnoled. No e-commerce da marca, o LED para plantas representa 90% de suas vendas.

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A combinação da ciência da planta e controle dinamizado de iluminação artificial para fornecer comprimentos de onda necessários em intensidade e duração certas para diferentes tipos de cultivos, é o que atrai moradores e empresários que desejam ter ambiente verdes dentro da sua casa ou negócio, sem a necessidade de exposição à luz solar, que dependendo da sua localização, pode ser de difícil acesso.

Outro benefício, é que se torna uma ótima opção para quem deseja ter suas próprias mudas de cultivo, sejam floríferas ou frutíferas, mas não possuem quintais ou jardins.

“O modelo de produção indoor utilizando iluminação artificial LED, pode alcançar de imediato consumidores localizados em grandes centros urbanos e alinha-se, dessa forma, a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, entre eles o ODS nº 11, que versa sobre cidades e comunidades mais resilientes e sustentáveis. E também ODS nº 12, que fala sobre padrões de produção e consumos sustentáveis, com metas referentes ao uso eficiente dos recursos naturais. Incluindo a redução do desperdício de alimentos e das perdas ao longo das cadeias de produção e de abastecimento, e da redução do uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.”, complementa o especialista.

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