Produtores de Pernambuco vêm perdendo competividade em função das restrições dos níveis atuais do calado do porto da capital
Por Juliana Albuquerque
Com a previsão de produzir cerca de 11,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2021/2022, oscilação de 2,2% positiva em relação à safra 2020/2021, a produção de açúcar deve ganhar destaque em Pernambuco. De acordo com o Sindaçúcar-PE, da atual safra, parte da moagem será destinada à produção 940 mil toneladas de açúcar, com 40% do produzido destinado à exportação.
O percentual para exportação poderia ser maior, mas a falta de dragagem do Porto do Recife, por onde escoa a produção pernambucana de açúcar, tem sido um impeditivo para ampliar essa participação no mercado internacional frente à outros portos.
“Acreditamos que as obras de dragagem do Porto do Recife serão fundamentais, principalmente se forem concluídas até final de outubro, já que o setor vem perdendo competividade em sua plataforma de Exportações, para outras origens do Nordeste, em função das restrições dos níveis atuais do calado do Porto”, disse Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.
Em junho, o Porto do Recife recebeu autorização para licitar a obra de dragagem do ancoradouro. O documento estava em Brasília aguardando aprovação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da Procuradoria Federal Especializada (PFE). O parecer do procurador conclui que a Porto do Recife S.A. realize o certame, dentro do que preconiza a Lei nº 13.303 (Lei das estatais).
De acordo com o Porto do Recife, o aviso de licitação para contratação de empresa que irá executar a obra de dragagem do ancoradouro recifense foi publicado no Diário Oficial dia 30 de junho de 2021, e a abertura de propostas, assim como a sessão de lances, ocorreram no dia 22 de julho de 2021. Após a conclusão do processo licitatório, a mobilização da obra, os levantamentos hidrográficos e a execução da dragagem devem levar 3 meses. No cronograma também está previsto mais um mês para a homologação do calado pela Marinha do Brasil, após o fim dos serviços.
A dragagem é o serviço de desassoreamento e desobstrução dos berços de atracação, canais de acesso e bacias de evolução, realizado em portos. O objetivo dessa obra é estabelecer uma profundidade satisfatória para o Porto do Recife, facilitando assim a navegação e chegada de navios de maior tonelagem. O recurso federal destinado para a obra ficou na ordem dos R$ 28.500.000,00.