Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

MA faz chamamento público para gestão de Mercado de Mariscos

O prazo para apresentação das propostas para administração do novo mercado público de São Luís vai até o dia 12 de janeiro de 2025
Da Redação ME
Da Redação ME
redacao@movimentoeconomico.com.br
MA Maranhão Entreposto Pesqueiro Mercado de Mariscos
Mercado de Mariscos do aterro da Bacanga deverá ser inaugurado na capital maranhense ainda neste mês de dezembro. Foto: Governo do Maranhão/Divulgação

O Governo do Maranhão lançou edital de chamamento público com objetivo de melhorar e ampliar a oferta de serviços no Entreposto Pesqueiro – Mercado de Mariscos, que deve ser inaugurado no final de dezembro de 2024. A ação pretende receber propostas do setor privado até o dia 12 de janeiro de 2025, discorrendo sobre planos de gestão, operação, manutenção, conservação, preservação e exploração econômica do novo Entreposto.

Para participar do chamamento público, as empresas interessadas devem preencher todos os requisitos previstos no edital. Já sobre a apresentação das propostas, é obrigatório que abordem os cinco pontos que serão avaliados, são eles: modelagem de arquitetura e engenharia, econômico-financeira, jurídica, operacional, além dos estudos ambientais.

“É uma determinação do nosso governador Carlos Brandão criar projetos que busquem parcerias com a iniciativa privada no intuito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão. Identificando as oportunidades de negócios, impulsionando a rica cadeia produtiva que temos no estado, gerando mais empregos e aumentando a renda familiar dos maranhenses. Deste modo, por meio do edital que lançamos, estamos buscando parceiros para potencializar as atividades que serão realizadas no Novo Entreposto Pesqueiro, ampliando a oferta de serviços oferecidos no local, possibilitando um ambiente propício ao empreendedorismo e estimulando o consumidor a comprar os produtos ali comercializados”, afirmou o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Junior.

O edital pretende formar uma parceria com o setor privado para não só melhorar e ampliar a oferta de serviços no Entreposto, mas também garantir a segurança dos comerciantes e consumidores, bem como estimular o desenvolvimento socioeconômico da capital maranhense.

Os documentos devem ser protocolados na sede da Mapa – localizada no Edifício Cesário, que fica na Avenida Senador Vitorino Freire, nº 29, Anel Viário, em São Luís – até o dia 12 de janeiro de 2025, e com cópia para o e-mail projetos@mapa.ma.gov.br. Por meio deste mesmo endereço eletrônico é possível solicitar esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o procedimento.

- Publicidade -

Mercado abrigará 80 marisqueiros

O Entreposto Pesqueiro – Mercado de Mariscos, é um importante marco para a região do aterro do Bacanga, além de solidificar o posicionamento do centro como principal ponto turístico de São Luís.

O projeto desenvolvido pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) iniciou as obras em outubro de 2021 – e tinha um tempo determinado para ser executada em 10 meses – e tem um espaço com área total de 12.314,70m² e espaço para 112 feirantes, que serão distribuídos entre: 80 marisqueiros, 12 hortaliças, 6 tratadores e 12 lanchonetes.

Também é previsto, além do espaço reservado aos trabalhadores, uma administração para o mercado, banheiros, estacionamento interno e lixeira. Além da Estrutura do Entreposto, está no projeto e orçamento a reforma da praça existente em frente a área do mercado com instalação de playground, academia ao ar livre e recuperação dos quiosques existentes.

Entretanto, o terminal ainda não foi inaugurado, e está com planos para ser aberto no final do mês de dezembro de 2024. Enquanto isso o governo do estado em parceria com a entidade dos trabalhadores, promove cursos de capacitação para todos os que irão trabalhar no novo entreposto, visando qualificá-los no atendimento ao cliente e na conservação do novo prédio onde irão exercer suas funções comerciais.

*Com informações do Governo do Maranhão

Leia mais: Tilápia em forma de salsicha, patê e “apresuntado”? A Embrapa tem

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -