Edição limitada, com 250 unidades do utilitário, dá um “Ciao” ao Uno, um ícone na América do Sul e o veículo mais vendida pela montadora na região
Da Redação
Um dos ícones da Fiat no Brasil, o Fiat Uno, vai deixar de ser fabricado no País. Para marcar a despedida do modelo, que soma mais de 4 milhões de unidades produzidas de forma ininterrupta desde agosto de 1984, a marca lança uma edição limitada com 250 unidades do utilitário, o Uno Ciao.
A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo, a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno, modelo que desempenhou um papel crucial para os negócios da Fiat no país ao longo dos últimos 37 anos.
“O Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso, não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”, reforça Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
O Uno Ciao é um presente para todos que, de alguma maneira, tiveram o Uno participando de sua vida. Afinal, não é possível falar da indústria nacional e da Fiat no Brasil sem citar o Uno.
Para ressaltar essa importância, todas as 250 unidades produzidas surgem pintadas exclusivamente de cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano. O visual marcante é complementado por exclusivas rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista.
A lista de equipamentos, um dos atributos históricos do modelo, segue longa. Há ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, gancho universal para fixação cadeira infantil (Isofix), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis. No teto o Uno Ciao leva o exclusivo porta-objetos superior com retrovisor central adicional, ideal para monitorar crianças e pets no banco traseiro.